Mais de 100 agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (SMS) estiveram na manhã deste sábado (18) no bairro Piranga para mais uma iniciativa contra a dengue.
Contando com a parceria dos agentes comunitários de saúde, a equipe promoveu um mutirão que contou com trabalhos educativos e de alerta sobre o perigo da doença, que já avança em outras cidades da Bahia, mas está em situação mais tranqüila no município.
VEJO ESTA AÇÃO, DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO EM CONJUNTO COM A 15ª DIRES, COMO UM GRANDE PASSO PARA LIVRAR A NOSSA COMUNIDADE DESTE PROBLEMA, QUE É A DENGUE. APROVEITO ESTE ESPAÇO PARA PARABENIZAR A PMJ E 15ª DIRES E PEDIR PARA QUE A IMPRENSA FAÇA, TAMBÉM A SUA PARTE, DIVULGANDO A CAMPANHA DE CONTROLE DA DOENÇA, POIS, PELO QUE VEJO SÓ VEMOS ESTA DIVULGAÇÃO QUANDO SE VÊ UM SURTO DE DENGUE.
Muito louvável tal ação… Mas, é lamentável que a própria população contribua para que esse tipo de endemia cresça a cada dia. Os seres humanos devem sensibilizar-se ao ponto que enxerguem que um problema como a dengue e outros fatores ambientais não é apenas um problema a ser solucionado pela parte política do nosso município, estado ou país, mas com a união da comunidade. Vamos fazer valer o que diz no art. 225 da lei ambiental:
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e a COLETIVIDADE o dever de defendê-lo e preserva-lo para os presentes e futuras gerações.”
Não basta existir uma ação como essa se a própria comunidade não mover-se contra dengue, pois o que acontece é que quando os agentes “viram as costas”, ou passam-se alguns dias os moradores parecem esquecer o que foi relatado. Acho que o caminho para o extermínio do Exterminador do Futuro- a dengue- está em nossas mãos e claro que em conjunto com as autoridades que devem promover mutirões como esse e tentar conscientizar essas pessoas.
* Vale ressaltar que não tenho nenhum vínculo com a prefeitura, tão pouco com políticos, apenas faço minha parte, sei da minha responsabilidade ambiental.