Depois da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) tranquilizar a população em relação aos casos de Gripe A H1N1 (Influenza), o órgão municipal em Petrolina fez o mesmo. Numa nota enviada pela assessoria da prefeitura, a Secretaria de Saúde apresentou números que comprovam o trabalho preventivo do município em relação à doença.
Somente este ano, segundo a Secretaria, foram aplicadas mais de 30 mil doses da vacina contra influenza A (H1N1) nos grupos de risco (crianças de seis meses a dois anos, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, profissionais de saúde e pessoas privadas de liberdade) selecionados pelo Ministério da Saúde.
Outras medidas já foram tomadas pela Secretaria de Saúde, como a apresentação do protocolo de tratamento de Influenza e definição do fluxo de envio do medicamento (tamiflu) aos hospitais públicos e privados do município – levantamento vacinal dos profissionais de saúde envolvidos nos procedimentos do paciente.
A diretora de Vigilância em Saúde, Elizângela Araújo, tranquiliza a população em relação ao caso positivo de H1N1 na região, pois todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas. “A equipe de profissionais da Secretaria está realizando palestras educativas nos locais vinculados aos casos da doença, além da realização de ações voltadas para educação em saúde, junto às instituições e comunidades em que atuam, sobre as principais medidas de precaução e controle de infecção”, afirma a diretora.
Será que realmente estão trabalhando com seriedade e responsabilidade? Será que estão nos informando corretamente? As notícias estão bastante desencontradas, o rapaz que morreu apesar de morar em Juazeiro estava internado num hospital aqui em Petrolina (eu acho que era o memorial) e, salvo engano, tinha 37 anos, ou seja, estava fora do grupo de risco determinado pelo Ministério da Saúde, então eu pergunto: e nós que não tivemos direito a tal vacina? Será que são apenas estes casos mesmos? Ou estes são os graves? Já que a H1N1 apresenta sintomas semelhantes à gripe sazonal. Estou muito preocupada, nem tanto pela doença em si, mas por não saber direito o que realmente esta acontecendo.
E lamentável a demora para dizer q estão mobilizados depois q imprensa radiofônica cobrou q SECSAU Petrolina tinha a dizer a respeito dessa situação H1N1. estamos caminhando a passo de tartaruga e a população pela sorte da vida pq o gestor publico somente pensa em VLT, Habitação, venda do estadio e outros sonhos impossível q depende dos outros.