A Secretaria Municipal de Saúde encaminhou nota ao Blog, na qual responde às críticas feitas pela vereadora de oposição, Valdeci Alves, a Neguinha da Santa Casa (PV), que reclamou de problemas no setor em Juazeiro.
Leia a nota:
“NOTA :
Em resposta às críticas a saúde feitas pela vereadora Valdeci Alves, a Secretaria da Saúde de Juazeiro informa que todas as equipes que realizam atendimento no SAMU possuem termômetro para medir a temperatura dos pacientes, possuindo ainda 10 termômetros digitais de reserva para que todos os usuários possam ser atendidos, sem problemas.
Na unidade em Juazeiro, além dos termômetros de reserva, existem outros equipamentos, como: respirador, desfibrilador, oxímetro, dentre outros. A reserva é justamente para que os pacientes possam ser atendidos com a estrutura necessária de socorro.
A Secretaria esclarece ainda que as equipes do serviço são suficientes para atender a demanda normalmente, inclusive os chamados do SAMU regional. Em média, foram realizados em 2011, 24 mil atendimentos e com o SAMU Regional este número subiu para quase 30 mil, ano passado.
Com orientações e saídas de ambulâncias, os atendimentos ultrapassaram 44 mil em 2011, sendo destes 86% em Juazeiro e os demais na região.
Com relação a pesquisa publicada no inicio deste mês pelo Ministério da Saúde, os dados podem ser conferidos pela população através do site www.saude.gov.br/idsus. Segundo o MS, os serviços de Saúde em Juazeiro foram considerados satisfatórios em relação a vários municípios. A pontuação de 6,24 colocou Juazeiro na liderança do ranking dos municípios de médio porte da Bahia e na quarta posição entre as capitais do Nordeste, além de ter ficado acima da média nacional, avaliada em 5,47, e na frente de Salvador, Recife e Petrolina”.
Ascom Secretaria Municipal de Saúde – Juazeiro (BA)
A saúde do povo Juazeirense está um CÁOS! Você pode chegar em qualquer posto de saúde pra tomar vacina e os profissionais técnicos de enfermagem e enfermeiros aplicam vacina sem uso de jaleco; não higienizam as mãos antes de aplicar a vacina e NÃO USAM LUVAS DE PROCEDIMENTO. PASSEI POR DOIS POSTOS DE SAÚDE NO CENTRO DA CIDADE PARA ME VACINAR! NO 1º UMA FUNCIONÁRIA DAQUELE HORÁRIO ESTÁ DE FÉRIAS; NO OUTRO POSTO ESTAVA FECHADO PRÓXIMO AS 14H; VOLTEI NO OUTRO DIA E VIVENCIEI ISSO! IMAGINO COMO O POVO DOS BAIRROS CARENTES ESTÁ SOFRENDO.
É COMO PODE-SE PERCEBER ESSE ÍNDICE DO IDSUS PRECISA ATUALIZAR DE FORMA HONESTA OS RESULTADOS.