Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Petrolina contestou a versão de alguns populares sobre um homem, identificado por Josué Guimarães Herculano, que veio a óbito após sofrer um infarto em via pública na Cohab Massangano, zona oeste da cidade, a poucos metros do prédio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). O fato ganhou repercussão nas redes sociais.
No vídeo divulgado, populares afirmam que ao procurarem o órgão, foram informados que a ocorrência teria de ser registrada por telefone. Caso contrário, a equipe não poderia realizar o atendimento.
Mas a pasta afirmou que o paciente teve, sim, assistência prestada por um médico regulador da base do Samu, que realizou ainda no local os primeiros socorros e seguiu com o paciente até a UPA de Petrolina. A SMS ressaltou ainda que, em decorrência das chuvas, o telefone 192 está com instabilidade na linha. Por isso a população pode acionar o serviço através dos telefones 3863-0915 ou 3863-0305.
I agora cadê os mentirosos com suas versões.
A repercussão é fator importante. Uma vida não pode ser perdida por conta de ‘burrocrias’. Tem isso msm de só atender mediante ligação. Esse protocolo tem de ser esquecido