Quem trafega pela Praça Barão do Rio Branco, no Centro de Juazeiro, onde se concentra a maioria das agências bancárias da cidade, tem notado uma mudança no cenário: As calçadas mais livres para o trânsito de pedestres. Desde o dia 2 de janeiro, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) proibiu o comércio ambulante na área.
Segundo o secretário responsável pela pasta, Paulo Bonfim, quase 90 ambulantes, espalhavam suas mercadorias na calçada e atrapalhavam a movimentação no local. De acordo com ele, a retirada dos ambulantes foi um processo negociado, no qual os envolvidos puderam escolher os locais para onde seriam transferidos.
Outra ação da secretaria buscando o ordenamento da cidade ocorreu na orla, nas proximidades da Praça Santiago Maior, onde aos finais de semana a via pública era praticamente interditada por festas promovidas pelos bares da área. Desde a semana passada novas regras impostas pela prefeitura acabaram com a prática, que incomodava especialmente os motoristas. (De Rinaldo Lima/para o Blog)