Secretária e presidente do TCE-BA discutem avanços e desafios da saúde pública

por Carlos Britto // 24 de setembro de 2024 às 15:00

Foto: Leonardo Rattes/Saúde GOVBA

A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, recebeu o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcus Presidio, e o conselheiro Gildásio Penedo, para discutir os avanços e desafios da gestão da saúde no Estado. A reunião teve como objetivo apresentar as melhorias implementadas no sistema de gestão e debater soluções para os obstáculos ainda enfrentados.

Roberta Santana ressaltou a abertura de 3.168 novos leitos, a realização de 370 mil cirurgias eletivas e a entrega de 343 ambulâncias e mais de 15 mil equipamentos hospitalares aos municípios nos últimos 18 meses. “Agradecemos a presença do presidente do Tribunal de Contas. Apresentamos os dados da gestão e as ações que implementamos para ampliar a rede assistencial, demonstrando a quantidade de leitos abertos, as tecnologias que otimizaram o processo e os 220 médicos reguladores envolvidos, reforçando a transparência do processo”, afirmou.

Desde o início do ano, a Central Estadual de Regulação atendeu mais de 219 mil solicitações dos 417 municípios baianos. A Central demonstra eficiência, com 50% dos pacientes sendo transferidos em até 24 horas e 80% em até 72 horas.

O presidente do TCE avaliou o encontro de forma positiva e destacou a importância do diálogo entre o Tribunal e os gestores estaduais. “A visita foi extremamente positiva. Isso vai ao encontro do momento em que o Tribunal de Contas está vivendo, que é a aproximação com gestores para entender os problemas da sociedade baiana e das políticas públicas”, frisou. O conselheiro Gildásio Penedo reconheceu os avanços significativos na gestão da saúde, mas ponderou sobre os desafios ainda existentes, especialmente considerando o aumento da demanda do SUS e a situação de pobreza dos municípios menores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Não votem em evangélicos que usam a religião como trampolim. Tenham a responsabilidade com o voto analisem antes de apoiar.…