O secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Maurício Teles Barbosa, foi eleito, por unanimidade, o novo presidente do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene). A votação ocorreu durante encontro do colegiado realizado em Fortaleza (CE), ontem (1°), com a participação de secretários e chefes de inteligência dos estados da região.
Criado em 1996, o Consene tem o objetivo de integrar o planejamento das ações de segurança. “Fico feliz em ser escolhido para ser o porta-voz da Segurança Pública no Nordeste. Tenho certeza de que o fortalecimento do colegiado será importante para que consigamos mais investimentos na área“, afirmou Barbosa, acrescentando que a padronização na contagem de homicídios será um ponto importante a ser conquistado. Segundo Barbosa, mudanças no Código Penal serão pleiteadas junto ao Poder Legislativo, com o propósito de reduzir a impunidade.
Há cinco anos como titular da SSP-BA, Barbosa tem como principais filosofias a integração das forças federais, estaduais e municipais no combate à violência, o investimento na inteligência policial, a ampliação do uso de novas ferramentas tecnológicas – entre outras ações. Na última semana de outubro deste ano, os integrantes do Consene farão uma nova reunião, desta vez, em Salvador, onde assinarão um documento com os pleitos dos nove estados.
Reivindicações
As reivindicações serão encaminhadas ao Ministério da Justiça e ao Secretário Nacional de Segurança Pública. Entre elas está a reserva de recursos federais específicos para a área, além da maior participação do governo federal nas ações de combate ao narcotráfico e ao crime organizado. (foto: Alberto Maraux/GOVBA/divulgação)
Ainda bem que não é Alessandro Carvalho, que comanda a SDS de pernambuco há mais de 4 anos!
Que notícia bacana vinda do governo “modelo de gestão técnica e eficiente”:
http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2016/09/02/delegados-prometem-fechar-90-delegacias-e-sds-decide-esperar-pra-ver/