Atual titular da pasta de Educação na Prefeitura de Casa Nova (Norte da Bahia), Daniel Torres descreveu um cenário assustador em relação às creches do município, após assumir o cargo em janeiro deste ano. Nos 100 dias de governo de Anisio Viana, Torres revelou que Casa Nova tem hoje um dos piores índices de atendimentos às crianças em idade pré-escolar na região.
“Apenas 13% das crianças de 0 a 3 anos estão na creche. O Censo de 2022 apontou que Casa Nova tem 4.200 crianças nessa faixa, e apenas 538 estão sendo atendidas nas creches. Esse é um número alarmante e que implica diretamente no resultado da alfabetização do município, que também tem apenas 13% de crianças alfabetizadas na última avaliação do MEC”, informou.
Segundo o secretário, providências emergenciais já foram tomadas para começar a reverter esse quadro. “De imediato estamos retomando todas as creches que foram pactuadas a oito, dez anos atrás”, explicou. Torres disse que a meta é entregar, nesse primeiro ano do Governo Anisio Viana, seis novas creches, que vão no mínimo dobrar o atendimento. “Vamos sair dos últimos para os primeiros em atendimento nas creches”, assegurou.