A vinda dos secretários estaduais Paulo Nery (Turismo e Lazer) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca) à região rendeu boas notícias. Ambos participaram ontem (15) do ‘Viva Lagoa Grande’, evento promovido pela prefeitura local cuja finalidade foi divulgar o potencial turístico e econômico do município, considerado a ‘Capital da Uva e do Vinho’.
Segundo Paulo Nery, o cenário pujante do Vale do São Francisco com sua produção diferenciada de mais de uma safra de uvas por ano, aliado à união de empresários e lideranças políticas, deve viabilizar uma ‘Rota do Enoturismo’ – que abrangerá não apenas Lagoa Grande, mas todo o Vale.
Nesse contexto o Governo de Pernambuco está construindo uma parceria com o governo argentino, por meio da cidade de Mendoza. Um dos objetivos é a troca de tecnologia e de conhecimento entre esses dois grandes polos. Outra possibilidade é a implantação de uma ‘rota do enoturismo’, ligando Mendoza ao Vale. “Nós vamos entrar em campo com a equipe técnica, com a parceria do Sebrae, das prefeituras, pra gente fazer essa rota, que tem tudo pra fazer sucesso no mundo”, destacou.
Nery também admitiu a inclusão de mais um voo internacional no Estado, interligando Petrolina a Mendoza, uma vez que os argentinos atualmente são os maiores consumidores de pacotes turísticos para Pernambuco. Nery também revelou que Petrolina pode ganhar mais uma companhia aérea fazendo o roteiro com Recife, mas ele não adiantou detalhes porque isso ainda está em negociações. Também é provável, conforme o secretário, que a principal cidade do Sertão retome a linha aérea com Brasília (DF).
Infraestrutura
Já o secretário Cícero Moraes destacou o fortalecimento dessa logística, ao elencar investimentos do Governo Raquel Lyra na malha asfáltica. Ele citou, como exemplo, a entrega das PEs 638 e 639, cujos investimentos foram de R$ 60 milhões.