O secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Petrolina, Geraldo Júnior, reúne-se logo mais às 18h, com os gerentes das agências bancárias da cidade.
No encontro, Geraldo vai discutir o cumprimento das leis 739 e 751, ambas de 1998, que obriga as agências a instalar bebedouros e banheiros para o atendimento aos clientes. O secretário não vai abrir mão disso, haja vista que definirá um prazo para os bancos cumprirem a legislação.
Leiam isso: “A 1ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) considerou constitucional a Lei do Estado do Mato Grosso (Lei estadual 7.872/2002) que obriga todas as agências bancárias a atender cada cliente no prazo máximo de quinze minutos, contados a partir do momento em que ele entra na fila de atendimento.
De acordo com o tribunal, a legalidade da lei foi contestada pelo Banco do Brasil, que impetrou recurso em mandado de segurança no STJ contra o Estado de Mato Grosso. O Banco do Brasil alega ser inconstitucional a lei por ferir os artigos 21, 22, 48 e 192 da Constituição Federal. Argumenta ainda que disciplinar o funcionamento dos bancos, inclusive a prestação de serviços ao público, seria de competência privativa da União. “
Leiam mais: “A Agência da Caixa Econômica Federal de Lauro de Freitas não vem respeitando a Lei municipal nº 1.144/05 que obriga as empresas bancárias do município a atender o cliente em até 15 minutos.
Na tarde da última terça feira (05/08), a reportagem do Blog de Lauro pôde constatar o não cumprimento da lei municipal, que vigora no município há um ano, nove meses e três dias.”
PORQUE PETROLINA NÃO FAZ A MESMA COISA??????
Cobre uma menor permanencia na fila, que tambem ja é lei não cumprida, que ninguem vai precisar tomar agua e nem soltar o barro.
JA SE FAZ NECESSARIO A ABERTURA DE OUTRAS AGENCIAS BANCARIAS EM ALGUNS BAIRROS DE PETROLINA, COMO POR EXEMPLO NA AREIA BRANCA PROXIMO A DIVISA COM O BAIRRO DO JOSE E MARIA, NA AVENIDA SETE DE SETEMBRO ENTRE O BAIRRO OURO PRETO E JARDIM MARAVILHA AONDE FUNCIONA UM GRANDE COMERCIO DE AUTOPÉÇAS DA REGIÃO. CADA O CDL O SINDILOJAS QUE NÃO MEXEM NESTE SENTIDO.
Tem leis para tudo, e para quê ? A lei do atendimento em 15 minutos não faz sentido. A lei, se existe, dos banheiros em banco ainda menos! E precisa ser para um de homem e outro para mulher, mais um de prioritário? E tem critério de limpeza? E não cliente tem acesso?
Bancos tratam de dinehiro não das urgências dos clientes.