Secretários de escolas da Rede de Ensino de Juazeiro (BA) foram homenageados na última sexta-feira (6) pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). O evento aconteceu no auditório do órgão municipal e contou com mais de 100 profissionais. Na ocasião a titular da pasta, Normeide Almeida, engrandeceu o trabalho em equipe e o resultado da luta de anos pela equiparação salarial da categoria – um compromisso da atual gestão. “A classe lutou por anos para ter esse reconhecimento, e hoje celebramos juntos esse direito adquirido, através também do olhar sensível e empatia da prefeita Suzana Ramos. A vitória é de todos nós“, enfatizou a gestora da Seduc.
A superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos, Alexandrina Araújo, destacou as melhorias para categoria. “A gestão municipal tem um comprometimento com o setor educacional. Estamos celebrando com esse evento de acolhimento, de reconhecimento e aperfeiçoamento, através de uma formação sobre o Sistema Integrado de Educação (Sigeduc), um mecanismo tecnológico que vai viabilizar os trabalhos dos secretários nas unidades escolares, uma vez que conseguiremos em menos tempo, facilitar essa comunicação tão necessária. É a tecnologia a nosso favor“, disse.
O momento foi de comemoração, com discursos emocionados, como o da secretária da Escola João Dias Ferreira, no Salitre, Zelângia Alves Tupiná, que enalteceu a conquista. “Essa equiparação salarial significa tratar as pessoas com equidade, que é o princípio da administração pública. Feliz pela visão da prefeita, em priorizar isso. Era injusto exercermos a mesma função, com salários diferentes. Gratidão à prefeita Suzana e à secretária Normeide, que corrigiram essa injustiça. Estamos felizes e gratos pelo reconhecimento e vamos comemorar com ainda mais amor pelo que fazemos“, celebrou.
Reformulação
Os profissionais, que antes recebiam vencimentos diferentes devido ao porte de sua escola de lotação, agora passarão a ter um salário-padrão tendo como parâmetro o maior valor (R$ 1.994,72), com gratificações em cinco níveis, de acordo com a capacidade de cada escola. Tais níveis foram definidos da seguinte forma: Porte I, que corresponde a 20% do padrão inicial da carreira (a partir de 1101 alunos); Porte II, 16% do padrão inicial da carreira (de 801 a 1100 alunos); Porte III, 12% do padrão inicial da carreira (de 501 a 800 alunos); Porte IV, 8% do padrão inicial da carreira (de 201 a 500 alunos); Porte V, 4% do padrão inicial da carreira (de 1 a 200 alunos). O porte das unidades escolares será definido conforme número de alunos matriculados segundo Censo Escolar Municipal, e poderá sofrer alterações a depender do aumento ou redução do porte da escola, bem como da mudança de lotação do servidor.