Seduc de Juazeiro faz balanço de ações em 2022

por Carlos Britto // 27 de dezembro de 2022 às 21:00

Foto: Luan Medrado/PMJ Seduc

A educação municipal de Juazeiro fez um balanço de ações realizadas neste ano de 2022. O relatório apontou a aquisição de novos equipamentos públicos viabilizados por recursos próprios, inovação tecnológica nas escolas, programas educacionais alinhados à realidade pós-pandemia e a construção de um novo currículo escolar, são algumas das diversas ações implementadas.

Com destaque para a tecnologia e inovação, só em 2022, a rede municipal de ensino foi contemplada com a entrega dos chips do Programa Internet Brasil, tornando Juazeiro a cidade referência nacional no projeto do Ministério da Educação (MEC); também foi entregue oficialmente o Projeto Educação Conectada, que beneficia mais 50 escolas da sede com internet de alta velocidade, e que também beneficiou duas praças centrais da cidade; implantado o projeto-piloto Minecraft Educacional na Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, que promove engajamento em sala de aula através da metodologia da gamificação; além da implantação da EJA EaD, iniciativa inédita na rede municipal e que propõe aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), formas mais maleáveis e acessíveis de concluir os estudos no Ensino Fundamental.

Outra novidade foi a construção do Documento Referencial Curricular de Juazeiro (DCRJ), o novo currículo escolar para a rede municipal. Ele contempla, além das orientações da Base Nacional Comum Curricular, as especificidades da cultura local, contextualizado com a realidade social dos estudantes.

Sem perder de vista a pandemia e seus impactos, a Seduc também desenvolveu programas e metodologias que visam recuperar defasagens ocasionadas pelo período pandêmico. Iniciativas autorais como os programas #BoraAgir, Fique Esperto e Tempo Recorde, foram implementadas na rede municipal e já dão bons resultados.

Infraestrutura e novos equipamentos

Além das 37 escolas já requalificadas e entregues, e mais 22 em processo para entrega, o município também vivenciou um novo tempo de novidade na educação. O inédito Espaço Humanizar, que oferta diversos serviços de saúde para estudantes com deficiência e profissionais da educação municipal, foi entregue e já está em funcionamento.

Outra novidade é a Escola de Idiomas que também é inédita na cidade e já está em funcionamento com aulas gratuitas de línguas (Libras, Espanhol e Inglês) para alunos e profissionais da rede municipal.

E muito mais vem por aí, como a grande reforma da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI, que contempla um projeto arquitetônico inovador, e a construção da creche em Itamotinga, que irá atender a demanda antiga da população do NH3. As obras da creche seguem a todo vapor e são viabilizadas através de um investimento de R$1,2 milhão, oriundos de recursos próprios do município.

Reconhecimento

As boas práticas na educação de Juazeiro têm sido reconhecidas para além das fronteiras da cidade. Pela segunda vez consecutiva, o município foi premiado no pilar ‘Educação’, pela iniciativa Band Cidades Excelentes, uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila. Os alunos da rede municipal também deram show e protagonizaram diversas premiações em projetos educacionais, como do Programa Despertar, Acavasf e MPT na Escola, este último pela segunda vez consecutiva.

Formações

Dando continuidade ao processo de formação continuada e aprimoramento dos profissionais da educação, vários momentos formativos foram realizados, com a participação efetiva dos profissionais. Além disso, novas formações foram implementadas como “Canto e Expressão” e “Oficina de Contação de Histórias”, que aconteceram de forma itinerante em escolas municipais.  Ainda esse ano, também teve início o Programa Cuidar, que oferta formação em primeiros socorros, para profissionais das escolas, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau).

Novos profissionais

Por meio do concurso público específico para a educação, em 2022 mais de 200 profissionais também tomaram posse e reforçaram a assistência aos estudantes na rede municipal.

Juventude e oportunidades

Mais uma vez, o Programa Aprova Juazeiro foi instrumento de mudança de vida para muitos estudantes de baixa renda. Com a oferta de 200 bolsas gratuitas em cursos pré-vestibulares de Juazeiro, o programa tornou realidade o sonho de muitos jovens, como o das irmãs gêmeas Daniely Stefany Santos e Agnis Sophia Santos, que juntas ingressaram no concorrido curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Outra ação que teve todo suporte da Seduc foram os Jogos Escolares. Das competições municipais aos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), alunos da rede pública deram show e além dos bons resultados nos pódios, consolidaram o esporte escolar no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários