A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) prepara-se para começar no dia 1º de novembro a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Nesta etapa só devem ser imunizados os bovinos e bubalinos com até dois anos (24 meses).
Para vacinar o rebanho, o produtor deve procurar a farmácia veterinária, adquirir a vacina e transportá-la num isopor com gelo. A dose indicada é de 5 ml por animal e é recomendável trocar a agulha a cada 10 aplicações. O local de aplicação é na tábua do pescoço e dever ser realizada nas horas mais frias do dia para evitar o estresse dos animais. Depois de realizar a vacina o produtor tem até 15 dias para declarar a vacinação. Apesar da imunização só ser obrigatória para os animais mais jovens, o produtor deve declarar todo o rebanho nos escritórios da Adagro, explicou o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.
Nesta etapa devem ser imunizados mais de 500 mil animais. Atualmente o rebanho do Estado é de mais de 1,7 milhões de bovinos. O produtor que não vacina paga multa de R$ 60,00 por animal não vacinado. Aquele que não declarar o rebanho (atualização cadastral) fica impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal e obter as declarações da Agência, além de pagar multa de R$ 300,00 por propriedade.
A segunda etapa termina no dia 30 de novembro. As informações são da Adagro.