A Unidade Regional do Sertão de São Francisco da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) foi inaugurada em Petrolina na noite da quinta-feira (27). A solenidade teve a presença do presidente da instituição, o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB). Em conversa com o Blog, Côrte comentou sobre os obstáculos para desenvolvimento econômico da cidade.
“Já temos parte de um caminho andado, em relação à fruticultura. Petrolina é uma vocação e uma realidade. Evidentemente vivemos uma sazonalidade de políticas cambiais e a gente tenta, a partir dos mercados existentes, agregar valor. Em vez de exportar as frutas em natura, que se exportasse o suco delas ou alguma coisa que agregasse”.
Segundo o presidente da Fiepe, o potencial da região para a geração de emprego é mau aproveitado. “Nós não geramos emprego só aqui, porque às vezes você manda o sumo básico para o exterior e mais emprego é gerado lá. Essa integração deve estar entre todos os produtores, governo e iniciativa privada, para que se possa vender essas potencialidades no exterior e no Brasil” afirmou.
Falta muito bom senso ao empresariado do Vale. A economia continua se apegando à fruticultura irrigada. Tudo é voltado à fruticultura irrigada. Acho inadmissível termos esta produção de frutas e quase nenhuma fábrica de polpa de frutas, por exemplo. Os distritos industriais de Petrolina e Juazeiro continuam sem receber empresas que diversifiquem a nossa produção. Mão-de-obra qualificada a região possui, pois temos a Univasf formando profissionais.