Na metade do seu mandato, o governador Paulo Câmara (PSB), vem enfrentando muitas dificuldades devido à crise econômica. Outros gestores no país também vivem situação parecida, mas cada um tem de se virar. Não tem jeito.
E em Pernambuco, Câmara tem um ‘calo’ que não consegue se livrar em sua primeira gestão: a segurança pública.
Depois de já ter enfrentado uma insatisfação da Polícia Civil neste ano, que por pouco não termina em greve, há cinco meses, uma nova tempestade se anuncia.
O sindicato da categoria (Sinpol) poderá decretar desta vez uma paralisação, de fato, se o estado não investir em melhorias nos salários e condições de trabalho dos policiais.
Em Petrolina, por exemplo, o Sinpol vai pedir a intervenção da Delegacia de Polícia no Bairro Ouro Preto, onde os policiais são obrigados a tirar do bolso até para beber água ou manter serviços essenciais como limpeza do local.
Durante os dois mandatos de Eduardo Campos, o ‘Pacto Pela Vida’ minimizou – mesmo que de forma nem tão significativa – os problemas da segurança pública no estado.
O desafio de Paulo Câmara é tentar pelo menos manter o pouco conquistado nessa área com seu antecessor. Mas pelo visto, está muito difícil. Para não dizer impossível.
Associo Paulo Câmara com o general alemão Walter Model: Aquele que “apagava incêndios” para Hitler na 2ª guerra. Eduardo pôs Paulo para limpar as cagadas na administração do estado que ele fez!