A análise sobre a atual gestão do Governo Lula em áreas como meio ambiente, políticas sociais e economia esteve presente em pronunciamentos durante a reunião plenária desta terça (13). Deputados divergiram sobre a atuação do atual presidente e colocaram suas visões sobre o trabalho realizado pela equipe do governo federal.
Na avaliação de João Paulo (PT), o balanço das atividades realizadas até o momento é positivo. Para ele, tanto no desempenho interno quanto externo, o País vem obtendo índices que apontam para a retomada do crescimento e o fortalecimento da democracia. O petista fez projeções otimistas para o segundo semestre.
“Com a esperada queda da taxa de juros, quando o Governo Lula poderá investir ainda mais em medidas buscando o crescimento da economia, o desenvolvimento industrial, mais acesso da população pobre aos bens de consumo e o combate à fome, vão reduzir o número de pessoas que ainda estão na extrema pobreza”, afirmou.
Oposição
Já o deputado Coronel Alberto Feitosa (PL) destacou a queda de popularidade do presidente Lula em pesquisa divulgada pelo Ipec (antigo Ibope) na última segunda (12). Ele destacou a perda de 10 pontos percentuais na região Nordeste, onde Lula historicamente tem mais apoio. Para o parlamentar, fatores como o aumento da taxa de desemprego e a suspensão da redução da alíquota de PIS/Cofins de pessoas jurídicas contribuíram para o resultado da pesquisa.
“Tudo isso vai fazendo com que a popularidade, a credibilidade, a confiança no governo vá derretendo na sua principal base”, defendeu. Em aparte, o parlamentar recebeu apoio do deputado Pastor Júnior Tércio (PP).