Sem acordo: Bancos de Juazeiro funcionam normalmente nos feriados antecipados, diz Sindicato

por Carlos Britto // 24 de maio de 2020 às 15:23

Foto: Ascom

Neste sábado (23), foi realizada uma reunião por videoconferência que durou mais de três horas entre a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e o Sindicato dos Bancários de Juazeiro em relação ao funcionamento das agências na próxima segunda, terça e quarta, 25, 26 e 27 respectivamente. As entidades bancárias reivindicam o cumprimento dos decretos estadual e municipal, que anteciparam feriados para os dias citados, com o objetivo de reduzir a taxa de contágio do novo coronavírus (covid-19). Mas não houve acordo. 

Os bancos alegaram que há milhares de pessoas aguardando para receber os benefícios sociais. Por isto, querem abrir somente para a realização desses pagamentos, com a presença de menos de 30% dos funcionários. De acordo com as empresas, o critério seria por adesão, desde que houvesse um quantitativo mínimo para assegurar que os benefícios sejam pagos em cada unidade. O Sindicato também denunciou que existem bancários sendo pressionados a irem nas agências a partir de segunda-feira (25).

As entidades também reivindicaram que todos os bancários que fossem convocados a trabalhar nos três dias recebessem as horas extras integrais e não fosse utilizado banco de horas. Porém, a Fenaban informou que não tinha uniformidade quanto a isto, mas é sabido que Caixa, Itaú e Bradesco já se comprometeram a pagar as horas extras. Além disso, reafirmaram a reivindicação para que todos os bancários, vigilantes e prestadores de serviço fossem submetidos a testes para Covid-19. O Sindicato dos Bancários de Juazeiro e Região  vai solicitar fiscalização do poder público para garantir o cumprimento dos decretos.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro, Maribaldes da Purificação destaca que o sindicato não está de acordo com medida tomada pela Fenaban. “Os bancários principalmente da Caixa estão trabalhando muito, com antecipação do feriado seria um momento do servidor descansar, é um direito dele. Estamos preocupados com a qualidade de vida dos bancários”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários