Sem direito à agua tratada há 17 anos, famílias do Assentamento Terra da Liberdade, na zona rural de Petrolina, começam a ver perspectivas animadoras para mudar essa realidade.
Representantes do assentamento, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e com o Conselho Popular de Petrolina (CPP), reuniram-se com o atual superintendente regional do Incra no munícipio, Bruno Medrado. A pauta girou em torno do Crédito Semiárido, cujo objetivo é minimizar deficiências hídricas como as do assentamento.
Na ocasião, Bruno Medrado aconselhou que os moradores do Terra da Liberdade façam uma reunião para deliberar sobre o assunto. Ele explicou que, embora o crédito – no valor de R$ 5 mil – seja individual, as famílias podem unir para aplicar esse crédito de forma coletiva, que seria utilizado, por exemplo, na construção de uma adutora ou reservatórios. Coordenador-geral do CPP, Rosalvo Antônio intermediu uma reunião, no início desta semana, com as famílias do Terra da Liberdade para deliberar a melhor forma de os moradores utilizarem o Crédito Semiárido.