A solenidade de abertura da Semana do Advogado em Juazeiro (BA) aconteceu ontem (6), no auditório da Escola de Gestão de Pessoas (Egesp). O evento é uma iniciativa da Procuradoria Geral do Município (PGM). Os bachareis da administração pública, autônomos e representantes de entidades jurídicas foram recepcionados pelo procurador Eduardo José Fernandes.
Iniciado com ato religioso, o evento também contou com as presenças do vice-presidente da OAB/Subseção Juazeiro, Thiago Cordeiro, e da titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), Cida Gama. A programação tem como objetivo valorizar o advogado público, profissional que no dia a dia contribui relevantes serviços jurídicos prestados ao município.
De acordo com o procurador geral do município, Eduardo Fernandes, o projeto consiste em ações sociais desenvolvidas pelos advogados públicos, mediante palestras em escolas e associações de bairros com orientações de cidadania à comunidade. “A advocacia é função relevante para o ideal de justiça em nossa sociedade e, por isso, agradecemos aos colegas do segmento público por abraçarem essa causa. A gestão do prefeito Paulo Bomfim respeita e valoriza o seu setor jurídico, nos dando total apoio e condições para o desenvolvimento de um trabalho eficiente em prol da defesa dos interesses do município”, destacou.
O vice-presidente da OAB Juazeiro, Thiago Cordeiro, ressaltou a importância do evento. “Essa interação da advocacia pública com a OAB é muito importante pelo sentimento de trabalho cooperativo entre as partes, além de ser motivacional para os advogados neste mês que comemoramos com orgulho a nossa profissão. Parabéns ao procurador e toda a equipe da PGM”.
Compromisso
De acordo com a procuradora adjunta, Maria Auxiliadora Souza, uma advocacia pública mais cidadã já vinha sendo idealizada e agora se concretiza através do compromisso do prefeito Paulo Bomfim e de todo o corpo jurídico do município. “A gente aproveitou a data comemorativa ao dia do advogado para dar início a essa iniciativa, que já vinha sendo planejada. E hoje foi um momento de reflexão para poder repensar a advocacia e começar a agir com mais amor, com mais união e compromisso social, para que a gente estenda as nossas atividades jurídicas à construção da verdadeira cidadania”, frisou.
A programação e as ações do projeto ‘Procuradoria Cidadã’ continuam ao longo da semana, culminando com uma Missa em Ação de Graças na Igreja São Vicente de Paulo no bairro Cajueiro.