A Semana do MEI na Região Norte da Bahia será realizada entre os dias 8 e 12 de maio, oferecendo qualificação. São mais de 700 vagas gratuitas em capacitações para Juazeiro, Paulo Afonso, Sobradinho, Remanso e Sento Sé. Durante o evento, que acontece em todo o Estado até o dia 13, serão abordados temas ligados à inovação, marketing, planejamento, vendas e empreendedorismo.
A programação de Juazeiro acontece no auditório do Sebrae, na Rua Coronel João Evangelista, 22, Centro. Serão cerca de 400 vagas nas palestras “Torne-se um ambulante legal”, “Mototaxista tire suas dúvidas com a Previdência”, “Quero ser um empreendedor individual”, “Como aumentar as vendas através da comunicação visual”, “Como o MEI pode obter financiamento do BNB”.
Fazem parte também as Oficinas SEI Formar Preço, SEI Controlar Meu Dinheiro, SEI Planejar, SEI Comprar, SEI Vender e a clínica tecnológica “Higiene e manipulação de alimentos”. Também será realizado o Seminário “Desafios e tendências para empreender no segmento de alimentos e bebidas”, no auditório do Senai, localizado na Avenida Adolfo Viana, Centro de Juazeiro.
Em Sobradinho, também há oportunidades de capacitação. São 90 vagas na clínica “Qualidade em Serviços – Salão de Beleza”, Oficina SEI Formar Preço e na Palestra “Como Atender para Vender Mais”. Em Remanso os Microempreendedores Individuais (MEI) podem participar da palestra “Como atender para vender mais” e “Como atrair conquistar e manter clientes”, além da clínica tecnológica “Higiene e manipulação de alimentos”. Na cidade também há 90 vagas abertas. Em Sento Sé estão abertas 30 vagas para a palestra “Como atender para vender mais”.
Já em Paulo Afonso, há 150 vagas nas oficinas de SEI Controlar meu dinheiro, SEI Formar preço, SEI Empreender, SEI Planejar e “Como preparar o negócio para buscar crédito”. As capacitações acontecem na sede do Sebrae em Paulo Afonso, na Rua São Francisco, 233, Centro de Paulo Afonso, a partir das 9h e das 14h.
Atualmente, os cinco municípios somam mais de 10 mil empresários formalizados como MEI, quase 6 mil deles só em Juazeiro. A maioria desses negócios é formada por homens que possuem empresas fixas e atuam, principalmente, nos setores de comércio de vestuário, acessórios e cosméticos, beleza e estética, alimentação, obras de alvenaria, serviços delivery e de táxi.
Na Semana do MEI, o empreendedor também tem acesso a diversos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI. Também é possível se formalizar ou fazer alterações em seu registro do MEI e realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que deve ser entregue até o dia 31 de maio.
O gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, esclarece ainda que quem empreende, mas ainda não é MEI, poderá se formalizar durante a programação do evento. “Técnicos do Sebrae estarão disponíveis para consultas e orientações empresariais e também incentivando a capacitação, para que esses empreendedores se apropriem de mais conhecimento para melhorar a gestão e aumentar lucros nos negócios”, destaca.
Mais informações ou inscrições podem ser feitas pelo telefone (75) 3281 4333, em Paulo Afonso, e (74) 3612 0827, em Juazeiro e demais cidades. (Foto: Ascom)