O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina, que integra a rede estadual de saúde, abriu nesta quarta-feira (15) a Semana Mundial de Aleitamento Materno, com o tema “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”. A primeira palestra foi sobre celebrar a solidariedade e o impacto positivo da doação de leite humano, tendo como público-alvo as mães atendidas Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru que acompanham recém-nascidos prematuros. Também aconteceu uma roda de conversa sobre a importância do contato pele a pele na amamentação.
Os profissionais da saúde da maternidade do HDM/Ismep participaram do evento, que discutiu os processos de doação e recebimento de leite humano para promoção e manutenção da lactação.
A programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno prossegue no HDM/Ismep até sexta-feira (20), encerrando com uma palestra para os residentes em medicina e enfermagem sobre os processos de doação e recebimento de leite humano para promoção e manutenção da lactação.
Biama
O HDM é o único em todo o Vale do São Francisco com um banco de leite humano, o Biama, que funciona há 29 anos na unidade. O leite humano doado é pasteurizado e alimenta os bebês prematuros na UTI Neonatal, na UCI Neonatal, no berçário externo e no alojamento canguru.
Até ontem (14), o estoque do Biama estava em 6 litros de leite. A demanda da maternidade é de pelo menos 10 litros por semana. As mulheres interessadas em fazer doações de leite ao Biama podem ligar para o telefone da instituição através do número (87) 3202-7002. Também é possível ir até o Biama com o cartão de gestante, que funciona no HDM, das 7h às 18h.
Dia mundial de doação de leite humano
O 19 de maio é o Dia Mundial da Doação de Leite Materno. A data é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno, voltada à sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano. Os objetivos da celebração, realizada em todo o país, são estimular a doação de leite materno; promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano; e divulgar os bancos de leite humano nos Estados e municípios brasileiros.