O artista e ativista Frans Krajcberg, juntamente com a comunidade de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, vai realizar na quinta e sexta-feira (03 e 04 de setembro), um manifesto em favor da Amazônia.
Dedicado há 50 anos à causa ambiental, Frans Krajcberg quer fazer um chamado global com o Grito Seminário Brasil Salva a Amazônia, que já conta com a adesão de nomes como os atores Christiane Torloni e Vitor Fasano, que estarão no seminário emprestando sua voz ao “grito” proposto por Krajcberg. O governador da Bahia, Jacques Wagner, também confirmou presença.
O objetivo do Seminário é contribuir com uma nova visão para formação de uma população mundial que se preocupe com o ambiente e com os problemas a ele relacionados, buscando conhecimento, competências e estado de espírito para atuar efetivamente em uma mudança de atitude.
Vamos defender a nossa caatinga, os desertos já estão surgindo no nosso Bioma e muitas plantas da caatinga estão na lista de extinção. A algaroba virou uma praga, já que não é da nossa região e foi introduzida pela mão do homem. Eu quero ver umbuzeiro, juazeiro, quixabeira, umburana, catingueira, jurema, aroeira, pereiro, mandacaru, xixique, coroa de frade, jatobá,etc. Nossa fauna não pode ficar sem alimento e habitat. Nosso solo não pode ficar sem proteção, isso significa erosão e desertificação. Vamos defender o que é nosso, seguindo o exemplo de Luiz Gonzaga e Patativa do Assaré.