Um encontro realizado no dia de ontem (31/08) no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina discutiu algumas importantes mudanças no programa Garantia-Safra 2009/2010, do governo federal.
Entre as mudanças, a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Agrário destacou a ampliação do valor do benefício – de R$ 550 para 600 – e a redução do pagamento de cinco para quatro parcelas.
Também não será mais necessário que o município decrete situação de emergência ou estado de calamidade pública por parte da Defesa Civil Nacional para a liberação do pagamento do Seguro-Safra. Basta, agora, encaminhar um comunicado de ocorrência de perda (COP), além de uma análise nos laudos e dados meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia comprovando a veracidade da perda.
Do seminário, intitulado Capacitação e Divulgação do Seguro-Safra, participaram secretários municipais de agricultura da região, extensionistas rurais, técnicos e engenheiros agrônomos, presidentes de associações e dirigentes sindicais.