Está agora com o Senado a responsabilidade de aprovar ou rejeitar o Projeto de Lei 6264/05, que cria o Estatuto da Igualdade Racial.
A Comissão Especial da Câmara, criada para analisar a medida, aprovou, no último dia 09, um texto que prevê ações como incentivo às empresas que contratarem negros e pena de reclusão de até três anos para quem praticar racismo na internet. Mas, o texto aprovado pela comissão também modificou princípios da versão original, como a retirada do percentual de cotas nas universidades no País.
As modificações têm provocado polêmica, principalmente entre os setores do movimento social. A versão mais corrente é de que as modificações foram feitas para atender a interesses do DEM, que se coloca contra as cotas nas universidades, e também do PSDB. Ao lado do DEM, os tucanos combatem o decreto 4887/03, que flexibilizou as regras para o reconhecimento e titulação das comunidades quilombolas.
Uma das modificações feitas no texto aprovado pela comissão foi a redução do percentual para candidatos negros que os partidos políticos devem apresentar a cada eleição. Ele passou de 30% para 10% . Também foi retirada do projeto a exigência de uma cota mínima de 20% de artistas negros contratados em filmes ou programas de TV. A exigência foi mantida, mas sem definir percentual.
A cota para negros no sistema de educação foi conservada, mas sem especificar qual o percentual de vagas e com menção à sua manutenção apenas nas instituições públicas federais tanto de ensino superior como médio. Mas o texto também tem avanços, como o respeito à liberdade de exercício dos cultos de matriz africana e o direito de acionar o Ministério Público em casos de intolerância religiosa.
Hoje, caro Carlos Britto, só temos notícias boas! Toda semana deveria começar assim. Um abraço!
PARABENS!! ACREDITO NA IGUALDADE QUE NAO SEGREGA OU PRIVILEGIA RAÇAS. SOMOS IGUAIS CAPACIDADE INDEPENDE DE COR.DETESTO QUALQUER TIPO DE COTA RACIAL!!! AGORA, COTAS PARA QUEM NAO TEVE ACESSO A BOAS ESCOLAS, ESSAS SIM, SÃO BEM VINDAS.VIVA MANDELA! VIVA OBAMA! BLACK IS BEAUTIFUL!!