Senador alerta para devastação da caatinga

por Carlos Britto // 23 de novembro de 2009 às 20:46

Marco MacielO senador Marco Maciel (DEM-PE) alertou nesta segunda-feira (23) para a devastação da caatinga localizada no semiárido nordestino.

Maciel disse que aguarda o desbloqueio da pauta com a votação de duas medidas provisórias, para que seja votada a proposta de emenda à Constituição de autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) que reconhece como biomas nacionais o cerrado e a caatinga, que não foram incluídos na Constituição de 1988.

Maciel disse que o cerrado é o sistema ambiental brasileiro que mais sofre alteração com a ocupação humana, e já abriga 20 milhões de pessoas.  Maciel assinalou ainda que o cerrado se estende por 25% do território nacional, englobando 12 estados. Ele disse que “manchas” de cerrado podem ser encontradas até na região de caatinga e, graças a isso, compartilha espécimes com a maioria dos biomas brasileiros (Floresta Amazônica, caatinga e Mata Atlântica).

O senador também destacou o papel desempenhado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com sede em Petrolina, no extremo oeste do sertão pernambucano, às margens do Rio São Francisco.

Com informações do Portal Senado

Senador alerta para devastação da caatinga

  1. Artur Virgílio disse:

    Carlos Brito.
    Poucos. Poucos Mesmos.
    O senador Marco Maciel é de Pernambuco é a nossa reserva moral.
    Pena não poder contar com nossa outra reserva moral (Dr. Osvaldo Coelho).
    Todavia, a nossa esperança é que ambos sirvam de espelho para novos políticos.
    São homens sérios que dedicaram as suas vidas à política.
    Não se tem notícias de que qualquer ato em desabonos as suas condutas morais e sociais.
    Na mesma forma, escolheram partido político para a vida toda, diferente da maioria dos políticos que sempre querem a proximidade do poder, custe o que custar.
    Parabens Marco Maciel, Dr. Osvaldo.

  2. Rosana Viana Torres disse:

    Este Senhor foi governador do Estado de Pernambuco, Vice Presidente do Brasil e Senador outros tantos anos e ainda em mandato…Só agora está muito “preocupado” com a Caatinga…Nada fez para o meio ambiente, em seus importantes mandatos, pelo contrário, era, e é aliado de uzineiros que mataram vários rios na Zona da Mata despejando vinhotos em seus leitos…
    “Existe algo de podre nas terras de Pernambuco”…E será que seu mandato que está p se expirar corre risco? Ou seja, será que existe a possibilidade de este senhor não se reeleger??? Tomara…

  3. Vitorio Rodrigues disse:

    Os politicos serios se preocupam com a situação dos bens naturais, enquanto que outros mentem dizendo que a caatinga ainda tem mais de 62% preservada, que a mata atlantica ainda tem um remanecente de 26%. Nos poupem de tantas mentiras.

    Parabens Senador Marco Maciel e todos nós sertanejos lamentamos a ausencia de Dr. Osvaldo no Congresso Nacional.

  4. SOBREVIVENDO disse:

    Eu só queria que alguém enumerasse alguma atividade em prol da caatinga, mata atlântica, ribeirinhos feita por esse senador. Como bem explicitou a Rosana Viana Torres, esse senmhor foi governador (imposto pelo regime militar) foi deputado estadual e federal senador, ministro, vice-presidente… quer dizer exceto presidente da República, já foi de tudo e não fez nada. Todos se lembram da malograda passagem de Marco Maciel como Ministro da Educação quais eram suas idéias. Mas, agora que 2010 se aproxima, MM vem com essa história, atras de midia, pois ele mesmo não fez e não faz nada.

  5. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    O governo de Pernambuco, sediada no litoral, mata atlantica, nunca se preocupou com a caatinga, não foi só Marco Maciel, todos são responsáveis por isso.

    A caatinga é tão mal conservado pois como as capitais do nordeste estao no litoral, os governos desses estados só se preocupam com a mata atlantica e as praias maritimas, nao tao nem ai nem vao chegando com esse bioma tao importante e único.

    Isso é que dá em sermos dominados por Recife que só se preocupa com o que acontece ao seu redor.

    “Isso é uma vergonha”

  6. BEM ATENTO disse:

    Esta intervenção do senador Marco Maciel tem nome, se chama “preservação… do mandato”, é com isto que ele está preocupado, pois preocupação com a natureza, os biomas os rios, nem pensar, nunca se viu nada desse senador, só pose… Em 2010 saberemos dar o troco.

  7. Marcos Macedo disse:

    Eis ai o Marcos Zero da política pegando carona no modismo ambiental, quem sabe vire um cometa já que não podera ser uma estrela. DEMagogia trem que devastou a vida sertaneja por alimentar a industra da expropriação da dignidade sertaneja. Vai passando bem de pressa nós queremos a irrigação, o cultivo e o progresso, a agricultura familiar o Homem e a vida silvestre andando lado a lado, não a lingua e o engoldo sorrateiro aos auspícos da oportunidade. TCHAU.

  8. maria luiza disse:

    Não sei se comemoro pelo senador após de anos e mais anos desfrutando de um mandato só agora se atentar para a Caatinga!!! “Antes tarde do que nunca”… será que esse seria um ditado popular que caberia nesta situação??? Não sei também!
    Bom, o que sei é que Marco Maciel é filho de pai e mãe da Ditadura Militar que torturou e matou cidadãos brasileiros; que atrasou o Brasil com o seu reacionismo; que nunca se preocupou com saúde, educação e muito menos com meio ambiente (e menos ainda do bioma nordestino, pois estas pessoas do tipo de Marco Maciel preferem que o nordeste permaneça neste lugar de atraso); políticos que legislam e executam e causa prórpia (para si e para os empresários aliados).
    Definitivamente é revoltante ter que ler este homem demagogo! E é mais revoltante ainda quando vejo que a cada 8 anos que este indivíduo cumpre seu mandato de senador (pq a maioria das pessoas não sabem, mas senador tem mandato de 8 anos… tempo suficiente para condenar uma geração) ele sempre retorna para lá… ou seja, as pessoas caem na lábia dele. O que Marco Maciel tem muito é lábia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários