Senador FBC posiciona-se contra mudanças no Estatuto do Desarmamento

por Carlos Britto // 11 de novembro de 2015 às 07:00

FBC

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) usou a Tribuna do Senado, nesta terça-feira (10), para se posicionar contra a revogação do Estatuto do Desarmamento, em vigor desde 2003. Mudanças propostas, em tramitação na Câmara dos Deputados, facilitariam o acesso a armas de fogo no Brasil. O novo documento passaria a ser chamado de Estatuto do Controle de Armas.

O Estatuto do Desarmamento é fruto de um amplo debate, que reuniu pesquisadores na segurança pública, gestores, familiares de vítimas, juristas, parlamentares, ativistas e muita gente interessada em diminuir a quantidade de vítimas letais. Foram travadas discussões sérias, observando estatísticas, exemplos das experiências de outros países, para que chegássemos a um documento progressista, que coloca a vida humana como principal preocupação“, acrescentou Fernando Bezerra.

Para o parlamentar, é um equívoco acreditar que o porte de armas garantirá mais segurança aos cidadãos. Ele alertou para os chamados “crimes de proximidade“, que ocorrem durante discussões entre vítimas e agressores. “Para quem carrega uma arma, um momento de descontrole – no calor das desavenças com um parente, um vizinho ou um acidente de trânsito – pode ter consequências bem mais drásticas que uma discussão passageira“, argumentou FBC.

O senador lembrou que, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, quase 120 mil armas ilegais foram apreendidas, no país, em 2014. E que cálculos do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre crimes violentos, letais e intencionais mostram que mais de 160 mil vidas foram poupadas nestes doze anos de instituição do Estatuto do Desarmamento. (foto: assessoria parlamentar/divulgação)

Senador FBC posiciona-se contra mudanças no Estatuto do Desarmamento

  1. Maria disse:

    Isso eu chamo de serenidade e compromisso. Parabéns Senador!

  2. Rafael disse:

    Revogar o estatuto do desarmamento não é a saída para a redução de homicídios, roubos e furtos, pois ter uma arma não é garantia de que sua segurança e sua integridade será preservada, tendo em vista que a maioria das vítimas são pegas de surpresa pelos criminosos sem a mínima chance de reação! O Brasil não possui uma cultura para lhe dar com armas observando o grande número de mortes causadas por motivos banais e passionais! Acredito que o mercado negro de armas deverá crescer com a revogação, pois nem todo mundo terá poder aquisitivo para comprar e legalizar uma arma!

  3. Rodrigo disse:

    O senador está indo de acordo com a cartilha do seu partido que segue o foro de São Paulo.

    Vamos falar de estatística sem mascaramento: http://www.defesa.org/cat/estatistica-e-ciencia/
    E dos mitos também: http://www.defesa.org/cat/mitos-e-verdades/

  4. Leitor disse:

    Revogação do Estatuto do Desarmamento ja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários