O Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho de Petrolina deverá receber a certificação aeroportuária do Ministério dos Transportes até o final deste mês. É o que sinalizou ontem (8) o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, presente à audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado.
A medida autorizará a movimentação de aviões mais robustos no aeroporto, ampliando a exportação de frutas e outros produtos agrícolas da região. Além da certificação do aeroporto, o ministro previu, para o próximo mês de setembro, a assinatura da ordem de serviço para o alargamento da BR-407, no perímetro urbano de Petrolina.
“É uma obra necessária para melhorar a mobilidade urbana municipal”, destacou o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), que indagou o ministro sobre as duas medidas. Em relação à certificação do aeroporto, o líder do PSB e vice-líder do governo no Senado também comemorou e pontou: “Muito importante para a fruticultura da região do Submédio do São Francisco na Bahia e em Pernambuco, uma economia que movimenta volume superior a seis mil toneladas de frutas por via aérea. Só de setembro a março, mais de 600 voos vão passar pelo Aeroporto de Petrolina”.
Durante a audiência pública, Fernando Bezerra elogiou “a conduta transparente” do Ministério dos Transportes e a receptividade de Quintella às demandas dos congressistas. O senador destacou a nova modelagem para a licitação de obras e operação de serviços aeroportuários o que, na avaliação do líder, passará a conferir excelência no tratamento aos passageiros e consumidores.
“As medidas conduzidas pelo ministro resultaram em um tremendo sucesso nos últimos leilões de aeroportos (de Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis)”, observou. “Os maiores e melhores operadores aeroportuários do mundo agora estão investindo no Brasil”, acrescentou Bezerra Coelho.
Concessões portuárias
O senador também reconheceu a condução, pelo ministro Quintella, das discussões para a modernização das normas que permitem a prorrogação das concessões portuárias (prazo que passou de 25 para 35 anos). “Em benefício a mais de 30 portos públicos e 170 terminais portuários do país, que movimentam uma economia de R$ 20 bilhões, investimentos que vão contribuir para a retomada dos empregos e o reaquecimento da economia”, ressaltou Fernando Bezerra. As informações são da assessoria do senador.
Deveria ser implantado uma para carga domestica também no Aeroporto para que todas as lojas de cargas das Cias fossem no próprio Aeroporto como acontece nós demais.
Pois em Petrolina , todas as lojas de cargas das Cias Aéreas que aqui pousam são no centro da cidade.
Boa idéia, Elyson! O nosso senador poderia requerer isso junto ao ministro dos transportes.
KKKKK SO juazeirinho QUE NAO CONSEGUE ALARGAALOU DUPLICAR SUAS BR’S.