Seguindo o exemplo de Petrolina (PE), o município de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, decidiu cancelar os festejos juninos deste ano devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A decisão foi tomada em conjunto com outros nove municípios baianos: Amargosa, Cruz das Almas, Ibicuí, Irecê, Itaberaba, Miguel Calmon, Piritiba, Santo Antônio de Jesus e Seabra.
Após diversas reuniões virtuais nos últimos dias e troca de informações, os gestores optaram por uma decisão coletiva, onde o combate à Pandemia foi priorizada.
O que mais pesou na decisão foi a previsão do Ministro da Saúde, indicando fortes possibilidades de que o pico da doença no Brasil ocorra entre os meses de maio e junho. Outro fator levado bastante em conta diz respeito às incertezas do mercado econômico para os próximos meses. A iniciativa visa também a evitar que comerciantes não venham a sofrer prejuízos ainda maiores, caso, de fato, a festa tivesse de ser, forçosamente, cancelada depois de investimentos realizados.
Diversos outros municípios já vinham tomando essa decisão, haja vista o agravamento da pandemia. O presidente da UPB, Eures Ribeiro, já vinha defendendo essa tese em função das dificuldades que os municípios enfrentam desde que o Covid-19 entrou no Brasil. De acordo com o documento publicado, cada município irá editar seu decreto, onde, além de cancelar o São João e São Pedro, determina que todos e quaisquer eventos festivos ficam suspensos até 31 de julho, com o objetivo de evitar aglomerações. (Fonte: Blog do Cleber Vieira)