Campus da Univasf em Senhor do Bonfim terá Mestrado Acadêmico em Ensino

por Carlos Britto // 25 de julho de 2024 às 15:00

Foto: Ascom Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) terá um novo curso de pós-graduação: o Mestrado Acadêmico em Ensino, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Este será o primeiro mestrado oferecido no Campus Senhor do Bonfim, com o objetivo de formar profissionais capazes de desenvolver soluções para demandas educativas da educação básica e superior na região.

O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGENS) começou a ser estruturado em 2022 por uma comissão de docentes da Univasf, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Após avaliação da Capes, o curso foi aprovado em janeiro de 2024.

A escolha do Campus Senhor do Bonfim para sediar o mestrado foi influenciada por sua localização estratégica no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (BA), que possui várias escolas de educação básica. A iniciativa visa ampliar a formação dos professores que atuam nessas escolas e melhorar os estudos sobre as necessidades educacionais locais.

Albano de Goes Souza, do Colegiado de Licenciatura em História da Univasf, liderou a comissão de implementação do mestrado e foi escolhido como coordenador do curso, junto com Adelson Dias de Oliveira, do Colegiado de Ciências Sociais, como vice-coordenador.

Segundo Souza, o PPGENS busca fortalecer a formação de professores, expandindo o campo de Ensino e Educação na Univasf. A Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Helena Matos, destacou que a aprovação do mestrado representa um marco para a instituição, consolidando o município de Senhor do Bonfim como referência em formação docente de pós-graduação.

Com o novo mestrado, a Univasf agora oferece 20 programas de mestrado e cinco cursos de doutorado. O PPGENS terá 20 vagas anuais, com a primeira turma prevista para 2025. Mais informações estão disponíveis no site da Univasf.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Se ele for um dos que defende o auxílio combustível de mais de R$: 3.000,00 ai não merece meu voto…

  2. Esse aí vai chegar a vez dele que se acha o dono de tudo p moralizar as pessoas aguarde.