Em Senhor do Bonfim, norte da Bahia, as novas sedes da 19ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil (Coorpin), da Delegacia Territorial e da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica estão em fase final de construção. Cerca de R$ 5 milhões são investidos nos novos espaços de atendimento ao público, localizado no bairro do Derba. A expectativa é que a população já possa contar com as estruturas no início do segundo semestre deste ano.
A área de 1.200 m² foi dividida em dois grandes módulos: um da Polícia Civil e outro do Departamento de Polícia Técnica. Com a acessibilidade facilitada desde a entrada, a Delegacia Territorial funcionará na parte térrea e contará com cartório, salas de investigação, de reconhecimento, espaço para custódia temporária de presos, alojamento, copa e das salas de atendimento ao público.
Já a parte superior vai abrigar a 19ª Coorpin, que dispõe de espaços para audiência, cartório, arquivo, salas de investigação e de material apreendido, além de uma área para treinamento com capacidade para mais de 60 lugares.
“Essa é uma demanda antiga de moradores de Senhor do Bonfim. Entendemos que só através da construção de novas estruturas seria possível oferecer, além de um bom atendimento, mais conforto e comodidade tanto para os policiais, quanto para a população“, afirmou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.
Polícia Técnica
Outro módulo no mesmo terreno passará a abrigar Coordenadoria Regional de Polícia Técnica, com imóvel independente destinado ao Instituto Médico Legal. A CRPT de Senhor do Bonfim possui espaço destinado à custódia de materiais, laboratório, arquivo, ao setor de criminalística, sala para coordenadores, de reuniões e de protocolo, consultório de sexologia, além de alojamento para os plantonistas.
Já a nova sede do Instituto Médico Legal possui planta independente e funcionará ao lado da CRPT.
Investimento
As unidades fazem parte do pacote de modernização das estruturas da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Só no primeira etapa, mais de R$ 80 milhões estão sendo investidos na construção de novas sedes em todas as regiões do Estado. Também há aplicação de recursos em reformas e manutenções. Outras duas etapas estão em curso com licitações já realizadas e em tramitação.