A Operação Ronda Maria da Penha chegou ontem (28) à cidade de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. Sediada no Centro de Referência da Mulher Mãe Sulinha, da prefeitura local, a base – uma extensão da unidade de Juazeiro – dispõe de seis policiais e uma viatura para fazer o acompanhamento das mulheres beneficiadas com medidas protetivas.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, do delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito, do diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica, Élson Jeffesson, e da comandante da Ronda Maria da Penha no Estado, major Denice Santiago – dentre outras autoridades.
Segundo Denice Santiago, a iniciativa é resultado da proposta do Governo do Estado de interiorizar o programa. “Aqui, em Senhor do Bonfim, temos 300 mulheres contempladas com medidas protetivas e a viatura que utilizaremos é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Mineração Caraíba”, explicou.
Criada em 2015, o Ronda Maria da Penha, além de Salvador, está em outras seis cidades: Feira de Santana, Paulo Afonso, Juazeiro, Itabuna, Vitória da Conquista, e, agora Senhor do Bonfim. No estado, 1.287 mulheres, beneficiadas por medidas protetivas, foram acompanhadas pelos policiais militares da operação, desde a sua fundação até junho de 2017.
Efetivo
Em todo o Estado são 95 policiais previamente capacitados para cuidar do público, que já chega a unidade fragilizado, sendo 29 na capital e 66 nas cinco cidades do interior, além de viaturas devidamente identificadas.
Vítimas (e, agora também agressores) contam com diversas oficinas, como atividades que ensinam uma fonte de renda e aulas de reeducação. Com dois anos de existência, a unidade já realizou 401 cursos (253 palestras e 148 eventos). (fotos/divulgação)