A Prefeitura de Sento-Sé, no norte da Bahia, emitiu nota lamentando o incêndio que atinge há mais de uma semana o Parque Nacional Boqueirão da Onça, área de preservação ambiental no município. Segundo a nota, a gestão disponibilizou carro-pipa para ajudar no combate às chamas, que já destruíram mais de mil hectares do parque.
“A Prefeitura de Sento-Sé lamenta profundamente o incêndio que está consumindo a flora e a fauna da região do Parque Nacional do Boqueirão da Onça. Como medida de prevenção ao agravamento, a prefeitura está disponibilizando carro-pipa para ajudar a combater as chamas, alimentação e hospedagem aos brigadistas, que estão participando ativamente do combate ao incêndio. Além disso, os funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente então trabalhando no local“, frisa a nota.
O Parque Nacional Boqueirão da Onça foi criado em abril deste ano. Lá existe uma área nativa da vegetação caatinga, que é preservada. A unidade de conservação de proteção integral tem 349 mil hectares e abrange os municípios de Sento-Sé, Campo Formoso, Sobradinho, Juazeiro e Umburanas.
Foram 16 anos de espera para a criação do parque. O lugar abriga uma rica biodiversidade animal e vegetal. O instituto ainda não sabe a proporção dos danos ambientais, mas é grande o prejuízo, principalmente com a queima da vegetação nativa.