Sento Sé vai ganhar fábrica de pasta de cebola

por Carlos Britto // 19 de julho de 2009 às 10:02

sentoO município de Sento Sé (BA) foi escolhido para sediar a primeira fábrica do Nordeste voltada à produção de pasta de cebola triturada e embalada em potes plásticos. A expectativa é de que nos próximos dois anos a cidade se transforme na ‘Capital da Cebola’.

A novidade é fruto do esforço da Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) que tem buscado alternativas para fortalecer toda a cadeia produtiva e potencializar a produção, que já é referência no estado e chega a 200 mil toneladas ao ano, numa área de 1,2 mil hectares. O anúncio foi feito pelo secretário da Agricultura, Roberto Muniz, durante visita ao município, na quinta-feira (16).

Para oficializar o acordo, foi assinado um Protocolo de Intenções entre a Seagri, o Banco do Brasil e a Prefeitura de Sento Sé. O empreendimento agroindustrial será implantado num galpão cedido pelo Governo do Estado e deverá ficar pronto até o final do ano. Na oportunidade, também foi criada uma nova cooperativa de produtores de cebola e distribuídos os 310 caprinos para 60 famílias de 10 comunidades, beneficiadas pelo projeto de melhoramento genético, que está inserido no Programa Sertão Produtivo da Seagri.

“É preciso fortalecer a cadeia como um todo. Além de ofertar a cebola in natura, vamos industrializá-la, agregando valor ao produto e garantido um aumento na renda do produtor. Também é preciso garantir o escoamento dessa produção, com a recuperação de estradas”, declarou Muniz. A produção hoje é escoada de forma indireta, via atravessadores, para o mercado interno e estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Também será viabilizado pela Seagri, por meio da Bahia Pesca, a ampliação do sistema de produção de tilápias, do projeto Tapera, no município.


Com informações de Gardennia Garibalde.

Sento Sé vai ganhar fábrica de pasta de cebola

  1. benne disse:

    E CURIOSO UMA INDUSTRIA SE INSTALAR NUMA REGIAO EM Q O ACESSO E TAO RUIM, TOMARA Q ELE TENHA IDO DE CARRO COM O SUPERINTENDENTE DO DERBA E TENHA PASSADO 5 HORAS P CHEGAR LA. NUM CARRO COMUM E SEM AR. P ELE SENTIR NA PELE O SOFRIMENTO DE QUEM ANDA EM SENTO SE,PIRI,PIÇARRAO…UM ABSURDO. UMA VERGONHA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários