A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou, no sábado (17), quase 11 pássaros silvestres. O flagrante ocorreu na BR-232, no município de Serra Talhada (PE), Sertão do Pajeú.
Enquanto a equipe se deslocava para uma fiscalização, avistou uma residência às margens da rodovia, que chamou a atenção por possuir diversas gaiolas de pássaros. Durante a abordagem, um homem se apresentou como proprietário das aves silvestres, e informou que dentro do imóvel havia mais gaiolas, entregando os pássaros de forma espontânea.
Os animais não possuíam anilha de identificação e nem a documentação expedida pelo órgão ambiental, que autorizasse a criação das espécies silvestres. Nas gaiolas apreendidas estavam um Azulão, uma Cravina, três Golinhas, um Bigode, um Tico-Tico, dois Galos de Campina e dois Sabiás-Poca, totalizando 11 pássaros resgatados.
O proprietário assinou um Termo de Compromisso para comparecer em juízo pelo crime ambiental. As aves resgatadas foram encaminhadas à CPRH através da área de soltura e monitoramento da fauna silvestre, na Fazenda Barreiros, em Serra Talhada.
Observa-se que essa gente não escrúpulos, captura vidas silvestres para torná-las o seu lucro. Esses traficantes de aves são capazes, inclusive, de transportar sob situações degradantes, de modo que ao chegar ao destino, mais da metades das aves já estão mortas.