Humberto Costa, Bruno Ribeiro e o prefeito Luciano Duque conduziram o debate sobre Conjuntura Nacional e Estadual para as eleições de 2018. Ao final, vereadores apresentaram à Plenária uma carta de apoio à candidatura própria do Partido dos Trabalhadores (PT) ao Governo do Estado.
Confira a carta na íntegra:
O Brasil e o mundo clamam por renovação política. Às vésperas dos 30 anos da promulgação da constituição de 88, que nos devolveu o Regime Democrático, vemos essa mesma democracia cambaleante, seja pelo golpe de 2016, seja pelo distanciamento na identificação entre a sociedade e as lideranças partidárias.
A força social que levou o PT ao comando de governos, sindicatos e entidades sociais, nasceu da expressão renovadora da geração que lutou pela redemocratização. Três décadas depois, o PT é o partido com maior presença na vida real do povo brasileiro. Deve-se a isso, o resultado de 13 anos de inclusão social à frente do Governo Federal a ser o partido responsável por tirar nosso país do mapa da fome.
A crise de representatividade que atinge o cenário político atual exige do nosso partido a capacidade de, a um só tempo, manter-se fiel aos princípios de inclusão social que sempre nos nortearam e de renovar nossa atuação política, dando voz aos novos atores e atrizes que disputam o protagonismo político, acompanhados de novas linguagens, símbolos, demandas e identidades.
Se algum partido tem legitimidade e enraizamento social para apresentar a Pernambuco um projeto de renovação das esperanças, esse partido é o PT. Mas pra isso, é preciso coragem e desprendimento individual. Por isso, saudamos efusivamente a decisão do Diretório Estadual por candidatura própria do PT ao Governo do Estado.
Pernambuco anseia por mudança. Do litoral ao sertão, reclama-se a inércia, incompetência e ausência do governador Paulo Câmara e suas políticas. O PT tem a obrigação de responder a essa necessidade popular. Não há outra alternativa realmente inclusiva, capaz de resgatar a dignidade do povo pernambucano, que sofre com índices superiores a de conflitos e guerras internacionais.
Por tudo isso, estamos convictos de que o PT deve apresentar candidatura própria ao Governo de Pernambuco nas eleições de 2018. Para renovar-se a si mesmo e também ao Palácio das Princesas.
Consideramos que dentre os nomes ventilados, o da companheira Marília Arrares, Vereadora do Recife, eleita com mais 11 mil votos, mulher, combativa e qualificada, enraizada nas melhores tradições e práticas da esquerda, reúne as condições de reencantar Pernambuco com o PT, colaborar com a eleição de Lula Presidente e implementar um programa de gestão capaz de resgatar Pernambuco das páginas policiais.
É hora de mudança. É hora de ousadia. É hora de Marília Governadora e Lula Presidente!
Serra Talhada, 21 de outubro de 2017
VEREADORES E VEREADORAS DO PT:
Daniel Finizola – Caruaru
Ernesto Maia – Santa Cruz
Deomedes Brito – Santa Cruz
Sinézio Rodrigues – Serra Talhada
Manoel Enfermeiro – Serra Talhada
Almir dos Santos (Mika) – Cedro
Gilmar Santos – Petrolina
André Cacau – Salgueiro
Orestes Albuquerque – Sertânia
Ivete Ramos – Surubim
Aristóteles Monteiro – Tabira
Adeilton Patriota – Flores
Kildares Nunis – Itacuruba
Ezequiel Santos – Cabo de Santo Agostinho
Everaldo Valério – Ouricuri
Luciano Duque – Prefeito de Serra Talhada
(Fonte: Folha de PE)