Sertão pernambucano receberá torres de monitoramento de CO2

por Carlos Britto // 21 de agosto de 2009 às 13:57

torrePesquisadores e técnicos do Projeto de Mudanças Climáticas e seus Impactos em Pernambuco (Muclipe) visitarão os municípios de Petrolina e Araripina, da próxima segunda (24) a quinta (27), com o objetivo de definir os respectivos locais onde serão instaladas torres micrometeorológicas. Até o final do ano, os equipamentos serão colocados em área de Caatinga, a fim de estudar as especificidades do local diante das alterações climáticas na Região.

De acordo com a coordenadora do Muclipe, Francis Lacerda, os técnicos farão a manutenção da torre em Petrolina, que atualmente está instalada no Campo Experimental da Caatinga da Embrapa.

“Serão instalados mais censores na torre, com o objetivo de melhorar as medições de CO2, evaporação, calor, entre outras especificidades”, diz.  A torre será transferida para outro local de Petrolina. “Há uma possibilidade da torre ser colocada ou na Universidade do Vale do São Francisco – Univasf, ou ainda, permanecer em outra área da Embrapa.

Em Araripina, a torre será instalada na Estação Experimental do IPA. O equipamento, que já está em processo de importação, ficará localizado numa área de Caatinga degradada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários