A sujeira do Rio São Francisco foi a principal causa da falta d’água nos últimos dias em vários bairros de Petrolina. Em entrevista ao Blog na tarde desta quarta-feira (22), o gerente regional da Compesa, Igor Galindo (foto), esclareceu que foi preciso fazer uma manutenção às pressas no sistema de captação de água, o que paralisou o abastecimento na zona leste da cidade.
“A água do rio está muito suja, por isso estamos lavando o filtro mais que o normal. Cada lavagem do filtro interfere diretamente no abastecimento d’água. Nesse último fim de semana, tivemos que fazer uma parada emergencial porque a sujeira estava baixando a vazão. Fizemos a limpeza na captação e alguns serviços na Estação de Tratamento de Água (ETA). Por causa da urgência, ficamos impossibilitados de avisar à população”, explicou.
O fornecimento de água está sendo normalizado aos poucos, à medida que a Compesa está fazendo alguns ajustes na vazão. Segundo Igor, o consumo também cresceu significativamente nos últimos dias por causa do aumento da temperatura. A boa notícia é que esse tipo de problema no abastecimento deverá ser resolvido até maio deste ano, quando a nova ETA será inaugurada.
“A parte estrutural, da construção, está concluída. Agora só falta terminar um reservatório e instalar as bombas que vêm de fora do país, com previsão para chegarem até o dia 20 de fevereiro. A ETA entrará em funcionamento no mês de maio, resolvendo o problema da falta d’água nos bairros periféricos”, informou.
só desculpas esfarrapadas pois com tantos dinheiros arrecadados deveria ter um segundo filtro para ser acionado nesta hora.
há e uma segunda demanda demanda com registro após o filtro com um segundo filtro
Não sei como tantos consertos durante tanto tempo so pioram o abastecimento de agua em Petrolina. Aqui na Vila Eduardo, a falta de agua é um absurdo, mas a conta sempre chega no dia certo, e pasmem! cada vez mais cara. É de não acreditar que no mes a gente tenha agua durante dez ou doze dias e a conta venha sempre altissima. A Compesa TA UMA M…
Esperamos mesmo que este terrível problema seja de fato resolvido, pois não aguentamos mais tanto descaso com a nossa cidade, é incrível !! ligamos o rádio pela manhã e só ouvimos os constantes reclames da população a cerca de falta d´água, não podemos cozinhar, o banho p ir ao trabalho é um sacrifício, infelizmente falta uma gestão mais atuante nesta COMPESA, não conheço o Senhor Igor Galindo, porém percebemos grandes dificuldades que o mesmo encontra em sua gestão, e ainda somos obrigados a visualizar out door´s como aquele que tem na entrada da compesa, tremenda palhaçada !!!
INCOMPETÊNCIA, é a palavra que resume essa desorganização que se diz empresa.
As palavras técnicas explicam Sr Gerente, porém não justificam o fato da COMPESA deixar vários bairros sem água num sistema de abastecimento localizado às margens do rio São Francisco.
No meu bairro, Lot. Nova Iorque, à mais de um MÊS, não temos água em demanda suficiente para suprir as necessidades domésticas, o povo todo está arretado com isso, esperamos mais compromisso da parte dos senhores que dirigem à COMPESA, porque nossa estamos fazendo, ou seja, todo mês pagamos nossa continha, que por sinal é muito cara para um serviço de uma qualidade tão HORRÍVEL, tão PÉSSIMA, que tira a paciência de qualquer cidadão!!!
MELHOREM PELO AMOR DE DEUS!!
A sujeira do rio tb é responsabilidade da COMPESA.
Engraçado, só a zona leste que sofre com os cortes de água. A Areia Branca todos os dias falta água, porquê?
Primeiro coloca uma pessoa que não tem compromisso c/nossa cidade e outra essa companhia tem que ter respeito c/a população Petrolinense… Vergonha essa Companhia COMPESA….
Não sei como esses representantes da COMPESA não tem vergonha de todos os anos quando chega essa época em que o consumo de água aumenta, irem para os programa de rádio, tv fazer essas promessas, ninguém acredita mais.
Conversa pra boi dormir. A Compesa analisa a água que entra na estação de tratamento e a que sai. Basta uma análise simples para identificar a sujeira na água de entrada e se precaver, lavando o filtro com antecedência antes que o mesmo sature e afete a vazão. Essa Compesa brinca com a inteligência da população. Já passou da hora do Ministério Público agir contra isso.