Depois que oito universidades e institutos federais aceitaram a proposta do Governo e encerraram a greve que já durava cerca de três meses, os servidores do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IF Sertão-PE) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizarão assembleias esta semana para decidir se permanecem de braços cruzados ou não.
A proposta apresentada pelo Governo prevê reajustes que variam entre 25% e 40% para todos os docentes, aplicados de forma parcelada até 2015. A Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), uma das entidades que representam os docentes das universidades federais, aceitou o acordo com o Governo.
Entretanto, a maior delas, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), entregou carta à presidenta Dilma Rousseff pedindo a reabertura das negociações. De acordo com o Sindicato, o reajuste proposto atinge a categoria de forma desigual, causando distorções na carreira.
Os servidores do IF Sertão-PE se reúnem amanhã (20) para discutir a proposta do Governo e outros pontos da pauta de reivindicação. A assembleia está marcada para às 9h, no campus Petrolina, localizado no Bairro João de Deus.
Na Univasf, os servidores realizarão assembleia nesta terça-feira, às 8h. A Universidade foi a primeira entre as faculdades de Pernambuco a aderir à greve das federais, tendo começado o movimento no dia 15 de maio. Para concluir o primeiro semestre, faltavam 38 dias, de acordo com a Universidade.
Bom dia, moro em Xique-Xique e tenho um filho que estuda no IF, alguém sabe dizer qual foi o resultado da assembléia mencionada no post?