SES-PE convoca doadoras voluntárias a reforçar estoque dos bancos de leite

por Carlos Britto // 03 de fevereiro de 2022 às 16:00

Foto: Arquivo/Blog

Buscando suprir a demanda dos serviços de referência em assistência materno infantil neste período de aceleração de casos gripais, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) está convocando doadoras voluntárias para abastecer os estoques dos bancos de leite humano espalhados por Pernambuco. Atualmente, estão sob gestão estadual os serviços instalados nos hospitais Agamenon Magalhães e Barão de Lucena, no Recife; no Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, no Agreste; e no Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina, Sertão.

Desde o início da pandemia, estamos sofrendo bastante com a baixa nas doações de leite humano. Agora, com a variante Ômicron da Covid-19 e os casos de influenza, muitas de nossas doadoras estão doentes e afastadas, o que deixa a situação ainda mais crítica. Por isso, fazemos um apelo para que as mães saudáveis e que tenham excedente de leite façam a doação. Fazemos, inclusive, a coleta do leite em domicílio para as moradoras do Grande Recife“, reforça a coordenadora técnica do Banco de Leite do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Agnes Freitas.

As mães que tiveram Covid-19 ou apresentaram outro quadro respiratório/gripal podem voltar a doar dez dias após o início dos primeiros sintomas, estando ao menos 24 horas assintomática.

Orientações

Para fazer a retirada do leite, a indicação é que a mãe use uma máscara para proteger a boca, um lenço ou touca na cabeça, além de higienizar as mãos antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café. Para higienizá-los, deve-se colocar água no fogo e, quando começar a ferver, adicionar os potes. Eles devem ser retirados de 15 a 20 minutos depois. O papel que vem na parte interna da tampa precisa ser retirado antes de todo o processo.

A população em geral também pode ajudar de outra maneira: doando os potes de vidro com tampa de plástico. Basta higienizá-los após o uso e entrar em contato com algum banco de leite ou posto de coleta para viabilizar a melhor forma de entrega. São esses os recipientes indicados para o armazenamento e transporte seguros do leite humano. Em Petrolina, as doadoras voluntárias podem entrar em contato com o HDM pelo telefone (87) 3202-7000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. No tempo em que tinha políticos de verdade, hoje só tem ratos.