A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) está investigando a possível relação entre a febre do Oropouche e a morte de um feto de 30 semanas em Rio Formoso, Região Metropolitana. Este caso, inédito na literatura científica, foi confirmado após exames laboratoriais detectarem o vírus no feto.
A mãe, que apresentava sintomas de arbovirose e teve contato com um caso confirmado de Oropouche, também foi testada. Seus exames deram positivo para dengue e chikungunya. Já o material do feto, analisado pelo Instituto Evandro Chagas, confirmou a infecção pelo vírus Oropouche.
Pernambuco já contabiliza 13 casos de febre do Oropouche, distribuídos em Rio Formoso, Maraial, Jaqueira, Catende, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Camaragibe, Ilha de Itamaracá e Timbaúba. A investigação envolve especialistas do Ministério da Saúde, Fiocruz e Instituto Evandro Chagas.
A SES-PE recomenda o uso de repelentes, roupas protetoras e cuidados com o lixo para prevenir a febre do Oropouche, transmitida por mosquitos maruim e muriçoca. A prevenção é essencial, pois não há tratamento químico eficaz contra os vetores da doença. (Fonte: Folha PE)