O cantor, compositor e violeiro Elomar Figueira Melo, ou simplesmente Elomar, será um dos destaques da 6ª Mostra de Música Leão do Norte, que será aberta nesta segunda-feira (15) no Sesc Petrolina. A abertura dos trabalhos começa às 9h, com a oficina “Linguagens experimentais e paisagens musicais – arte digital, linguagem criativas, paisagem sonora, interatividade”, ministrada por Ricardo Brazileiro.
Durante a tarde, o Teatro Dona Amélia sediará, às 15h, o seminário sobre Processos Composicionais na Música Brasileira, cujo tema é “Tradição Musical Ibérica Medieval”, apresentado pelo professor José Amaro Santos da Silva e a participação de Elomar. Depois, será aberta às 19h, na Galeria Ana das Carrancas, a exposição Zé Bezerra de Som e Madeira. Às 20h, o público poderá conferir no Teatro Dona Amélia a apresentação de Elomar, acompanhado do seu filho e violonista João Omar, seguido de uma intervenção artística com o quinteto de músicos recifense, Cena Vocal.
A programação do evento é gratuita e segue até o dia 21 – aniversário de 119 anos de Petrolina. Os concertos, apresentações de portfólio, seminário e oficinas abrem espaço para reflexão e para discussão sobre a música brasileira. As atividades começam às 9h, com a oferta de oficinas ministradas por grandes nomes, a exemplo de João Omar (Música e Gêneros Tradicionais/ 16) e Sueudo Fernandes (Vozes em Conjunto/de 18 a 20).
Durante a Mostra, alguns locais do Centro da cidade vão receber a visita surpresa do grupo Cena Vocal, com intervenções musicais na quarta-feira, às 14h, e no domingo às 10h. E no Sesc Petrolina, prossegue o seminário sobre Processos Composicionais na Música Brasileira, com as participações e os portfólios de professores e artistas como Hélio Sena (16), Ermelinda Paz (17) e Luiz Kleber (18).
De acordo com Sônia Guimarães, coordenadora do projeto realizado pelo Sesc Pernambuco, a programação noturna da Mostra vai fazer um verdadeiro passeio pelas sonoridades brasileiras. Agendadas para as 20h, as apresentações continuam no Teatro Dona Amélia, com Daniela Falcão, os grupos Sonoridades e o convidado da Mostra Sesc de Mato Grosso, Monofoliar (16), Edson do Acordeon, Arrebol Nordestino, além do convidado da Mostra Sesc da Bahia, Caim (17), Renan Melo e Sertão Percussivo (18), Duo Eduardo Buarque e Rodrigo Veras (19). No sábado, o grupo Sertão Ibérico divide as atenções com a Philarmonica 21 de Setembro.
Concluindo a programação noturna, a coordenação do evento criou a proposta “Noites Brasileiras”, com o objetivo de proporcionar aos intérpretes locais um espaço de diálogo e troca com grupos de outras cidades. “Assim teremos, a partir das 21h30, o Cena Vocal dividindo o palco com as cantoras Fabiana Santiago (18), Camila Yasmine (19) e Joyce Guirra (20). A proposta é lançar novas possibilidades sonoras, trazer ao foco músicas e autores desconhecidos do grande público, além de incentivar a pesquisa na vasta e diversa produção musical brasileira”, adiantou Sônia.
Encerramento
O encerramento da 6ª Mostra de Música Leão do Norte, será no domingo (21), na Ilha do Massangano, a partir das 15h, com as apresentações de destaques da cultura popular, a exemplo de Dona Glorinha, Dona Selma do Coco, Aurinha do Coco, Irmãs Baracho, Lia de Itamaracá e Dona Amélia do Samba de Véio da Ilha do Massangano. E fechando a programação, às 19h, será exibido o vídeo Conversa de Comadres. (Fonte/foto: CLAS Comunicação)