Certificados nas mãos, esperança nos olhos e a alegria de 150 formandos já comemorando o emprego conquistado marcaram na última sexta-feira (23), na unidade do Sest/Senat Petrolina, a solenidade de formatura dos 718 alunos da segunda etapa do Programa de Qualificação “Formação de Novos Motoristas”.
Durante o evento, que foi aberto com a exibição de um vídeo institucional, o diretor do Sest/Senat, Marcílio Cavalcanti recepcionou as 27 turmas de formandos e seus familiares. “Desde o último mês de agosto, nos mobilizamos oferecendo gratuitamente aulas práticas e teóricas para a preparação dos novos motoristas da região. Eles tiveram acesso às disciplinas voltadas ao comportamento /relacionamento no trânsito, prevenção e direção defensiva e cuidados com o veículo. Hoje, concluímos o programa com muitos deles já empregados e uma boa parte fazendo entrevistas em inúmeras empresas da região. A partir do dia 17 de dezembro, estaremos abrindo inscrições para mil vagas, visando à oferta deste curso em 2013”, reforçou.
Marcílio lembrou ainda que o programa – que na primeira etapa capacitou 370 novos motoristas em Petrolina e região no exercício de 2011 – tem uma dimensão nacional e foi idealizado pelo presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), e do Sest/Senat, o senador Clésio Andrade (MG).
O curso teve uma carga de 220 horas. Segundo o formando Sidney Ribeiro, que representou as turmas dos novos motoristas, os alunos também tiveram acesso a todo um programa de qualidade na prestação de serviços, transporte e relacionamento interpessoal do motorista. “O curso de qualificação nos preparou de maneira adequada para que a gente melhor desenvolva o nosso trabalho, dentro das atuais exigências do mercado”, avaliou.
Importância
Representando o segmento das empresas de transporte de cargas no Vale do São Francisco, o empresário Roberto Silva destacou a importância da qualificação. “É cada dia mais crescente a demanda por profissionais devidamente capacitados em nossa região. E este programa, com a dimensão e o aprofundamento da equipe do Sest/Senat, nos deixa mais seguros e fortalecidos. Certos de que podemos contar, em nosso quadro funcional, com motoristas realmente qualificados e preparados para as exigências do concorrido mercado atual”. (Fonte/foto: CLAS Comunicação)