O prefeito de Petrolina, Simão Durando, não escondeu sua satisfação pelos números mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostrou a Capital do São Francisco à frente de cidades como Olinda (na Região Metropolitana), além de Caruaru (Agreste), em relação à quantidade de habitantes. Pelo levantamento, Petrolina passa a ter 388.145 habitantes; Caruaru, 378.180; e Olinda, 349.920.
Em entrevista à Rádio Jornal, do Recife, o gestor ressaltou que o avanço populacional é decorrente do momento econômico que o município vive há seis anos, com geração elevada de empregos e obras de infraestrutura que mudaram sua mobilidade e logística.
Simão Durando lembrou que em 2016 a cidade era a sexta mais populosa e não tinha eleitorado suficiente para votação em segundo turno. Desde então ultrapassou de lá para cá Paulista, Olinda e Caruaru. O crescimento vertiginoso coincidiu com a expansão na malha viária, com duplicação de avenidas, construção de viadutos, além de investimentos em obras de saúde e educação, que colocam a cidade como a que tem a melhor qualidade de vida no Nordeste (Macroplan).
“Petrolina vive um grande momento e virou referência, atingindo a marca da melhor cidade para se viver no Nordeste, além de ser destaque em índices de Saúde e Educação. Nos últimos anos a cidade recebeu diversas obras estruturantes, principalmente em infraestrutura e mobilidade urbana. Neste ano, o trabalho irá continuar ainda mais forte com a duplicação de novas avenidas, a continuidade do programa de pavimentação em diversos bairros da cidade, além da chegada do Hospital da Criança e a conclusão da reforma do Centro de Convenções“, pontuou.
Simão acredita que a cidade dará um novo salto de crescimento por conta da chegada do projeto de irrigação Pontal. “Nós temos um ambiente fértil para o desenvolvimento e economia, atraindo diversas empresas e pessoas que estão investindo na cidade. Com isso, tem potencializado a geração de emprego, principalmente na fruticultura irrigada, em que somos um dos maiores exportadores de uva e manga“, frisou.
Esperança
O prefeito destacou que está esperançoso com a gestão da atual governadora Raquel Lyra, e que também vai trabalhar para conquistar recursos federais para a continuidade de obras e início de novas ações. “Depois de muitos anos, temos uma governadora aliada e estamos muito animados. Aqui, nosso grupo sempre foi do trabalho, seja no Recife ou em Brasília, através do governo federal. Nossa força política continuará atuante para trazer recursos para a cidade e fazer a região avançar mais“, concluiu.
Alguns pontos a destacar:
Não tem nada a ver o crescimento populacional com a construção de viadutos e outras obras;
A população não começou a crescer em 2016, mas bem antes;
E por último Raquel não é tão aliada quanto estão pensando não ela é contrária e só vai se boa governadora da Zona da Mata até o Agreste.
Os Coelhos que me perdoem, mas não vou votar neste tal de Simão não.
A alternancia é fundamental.
Petrolina tem crescido, apesar do declinio da familia coelho.
Vejam que hoje a familia nao detém o parque fabril, mesmo assim, a cidade cresce.
Rapaz se não me falha a memória quem passar na Souza Junior,60% das lojas estão. Fechadas, alguém não tá andando em Petrolina ou está dando notícias falsas para enrolar o povo.
O município cresceu apesar de Paulo Câmara ter nos esquecido nesses últimos 8 anos. Ficamos esperando por obra, como por exemplo, o Hospital Regional do São Francisco, o Hospital da Mulher, a Universidade Estadual do São Francisco – UESF, o Armazém da Criatividade, e acabaram não saindo. Só pra efeito de comparação, Caruaru é uma cidade do mesmo porte, e tem 3 grandes Hospitais estaduais: Hospital Regional do Agreste, Hospital Mestre Vitalino e o Hospital da Mulher (esse em obras). Já Petrolina não tem nenhum grande hospital regional do estado. Esperando que Raquel faça um governo com olhar para fora da RM Recife, e que o Sertão seja tratado com respeito.
Pois, simão, feche o portão da cidade para não chegar mais ninguém.
A cidade não tem estrutura para receber esse povo. Uma cidade que não tem condições de fornecer o serviço mais essencial que é a água como quer receber mais gente?
Vamos parar com fantasias e confeitarias, Petrolina tem um sério problema para resolver e esses prefeitos só pensam em confeitar e fantasiar a cidade.