O prefeito Simão Durando anunciou ontem (20) o maior pacote de investimentos em saúde dos últimos anos, em Petrolina. As ações devem garantir uma maior assistência à população e fortalecer a rede básica em todas as regiões do município. As novidades foram apresentadas em um encontro com Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).
Entre os destaques, o prefeito anunciou o Hospital Dia de Petrolina, que irá garantir uma assistência intermediária, de baixa e média complexidade, através de atividades ambulatoriais, procedimentos clínicos e cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos. A estrutura funcionará nas instalações onde seria o Centro de Referência da Criança. O prefeito decidiu expandir os serviços do equipamento, que era exclusivo ao público infantil, e agora atenderá toda a população.
Outro anúncio importante foi a Clínica para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Será o primeiro espaço público em Petrolina destinado para essa finalidade e vai oferecer diversas especialidades como neuropediatria e fisioterapia.
O gestor ainda divulgou uma série de mutirões de consultas, exames e cirurgias, que ofertará, por exemplo, 3.821 cirurgias oftalmológicas de catarata para os pacientes acima de 50 anos que estão na fila de espera. O município continua com os mutirões de exames laboratoriais com a expectativa da oferta de 140 mil procedimentos.
“Com essa ação, nós estamos garantindo um novo ritmo e a ampliação dos serviços de saúde pública. É um grande investimento que vai impactar, principalmente, a vida das famílias mais humildes, os bairros e o interior. Nosso compromisso é com toda a população, mas é fundamental priorizar aqueles que precisam do serviço público para ter mais qualidade de vida“, destacou Simão.
Mais ações
No pacote anunciado pelo prefeito, outras ações relevantes estão previstas para a Capital do São Francisco. São elas:
1. Infraestrutura – o pacote também inclui a reestruturação da infraestrutura de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o objetivo de proporcionar mais conforto aos pacientes e profissionais. Parte das obras de manutenção dos postos de saúde já foi iniciada. Além disso, está previsto um investimento de R$ 12 milhões para reformas e ampliações de UBSs;
2. ‘Cuida + Mulher’ – programa que ofertará exames de mamografia e consultas ginecológicas no Centro de Referência em Saúde da Mulher, beneficiando, em especial, as regiões mais vulneráveis da cidade e a área rural. As equipes da prefeitura irão, nos finais de semana, a comunidades do interior para buscar as mulheres que precisam desse tipo de serviço e levar diretamente ao centro de referência, facilitando o acesso para esse público.
3. Policlínica na zona rural – consiste em um projeto que levará médicos especialistas para atender as demandas da população da zona rural dentro do próprio posto de saúde, facilitando o acesso ao serviço.
4. Farmácia da Família na zona rural – um farmacêutico irá visitar todas as 23 UBSs localizadas na zona rural, para pegar guias, orientar e entregar medicamentos para população que faz uso de remédios controlados.
5. Habilitações e implantações de novas equipes – a saúde bucal ganhará três equipes novas que vão atender as demandas nos postos de saúde do Nova Petrolina, Vila Marcela e Vale do Grande Rio. Além disso, quatro novas equipes irão dar suporte à Atenção Básica, com nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, farmacêuticos.
6. Barco da vacina – Visa a atender as comunidades ribeirinhas. As equipes vão de barco visitar as localidades e vacinar o público na própria estrutura aquática.
Está se aproximando do ano eleitoral, chegando a hora de renovar as promessas eleitoreras.
O prefeito precisa deixar de investir em fachadas e na midia, o cidadão precisa de MÉDICOS nas UPS e atendimentos efetivos. UPS só abrem de seg. a sexta e fecha nos feriados, deveriam ser 24hs e com médicos a disposição da comunidade, uma burocracia estúpida pra se livrar do paciente. Atendimentos efetivos, não geram status nem votos, precisamos de médicos!!!
Concordo plenamente! Muita demora nos atendimentos! A saúde pública precisa atender efetivamente o cidadão…. que só tem direito pra pagar impostos…
Parabéns ao Prefeito. Saúde pública de Petrolina dará um grande salto nos próximos anos.
Eleições chegando, as promessas também kkkkkk