O prefeito de Petrolina, Simão Durando, anunciou a programação da 51ª edição da Jecana do Capim, que ocorrerá de 7 a 9 de junho. O evento, tradicional no calendário cultural da cidade, inclui atrações como Fabinho Testado e Sirano & Sirino.
A festividade inicia na sexta-feira (7) com uma missa na igreja local. No sábado (8), às 16h, acontece um campeonato de futebol, seguido por shows de Edenio Lima e Lu Vaqueira. No domingo (9), a programação musical continua com Henrique Nunes, Fabinho Testado e Sirano & Sirino. Além dos shows, a Jecana é marcada pelo concurso do ‘Jegue Fashion’ e pelas corridas de jegues e burros.
Idealizada pelo saudoso comunicador Carlos Augusto, a irreverente competição faz parte do ciclo junino de Petrolina, atraindo participantes de várias regiões. O evento celebra o jegue, um animal de grande importância histórica no Nordeste. Originada em 1971 como uma brincadeira, a Jecana tornou-se um evento nacional, atraindo competidores de diversos Estados.
Além da relevância cultural, a Jecana movimenta a economia local, com estimativas de gerar R$ 3 milhões e 500 empregos indiretos. Simão Durando destacou a importância do evento, que fortalece a cultura sertaneja e a memória do povo da caatinga, ressaltando a expectativa de que esta edição seja uma das maiores de sua história.
Agora vamos vir se vocês mudam a logística da festa, retirando os paredões de dentro da festa, para os arredores. Acabou, literalmente com a festa. Além das barracas de espetinho, que ano passado levaram pra dento das barracas de bebida, tomando toda visão dos visitantes para o palco central. Foi horrível. Ninguém conseguia ouvir Sérgio do Forró tocar e cantar. Os paradões é uma coisa inaceitável dentro do espaço da festa.