O secretário de Governo e Agricultura de Petrolina, Simão Durando Filho, lamentou o que considera “falta de planejamento” do Governo de Pernambuco em relação ao Garantia Safra 2019, que deixou de ser pago aos agricultores sertanejos. Ao Blog, Simão Filho disse que o governo “não fez a parte dele” – referente ao repasse dos recursos.
“(O governo) fez em parte. Do Agreste pra frente ele pagou, mas no Sertão do São Francisco, Sertão do Araripe, Sertão Central, os agricultores ficaram sem receber sua parcela no Garantia Safra”, criticou.
Sem ter previsão de quando esse repasse irá ocorrer, o secretário afirmou que a equipe estadual não elegeu prioridades, deixando no prejuízo milhares de agricultores que realmente perderam suas safras por conta do período de estiagem. Simão Filho explicou que os recursos para manter o programa vêm das três esferas. Ele frisou que o governo municipal e a Prefeitura de Petrolina cumpriram com suas responsabilidades, mas o Estado não.
Quanto aos critérios utilizados pelo Governo de Pernambuco para o pagamento, Simão disse que cabe aos aliados do governador Paulo Câmara (PSB) explicarem. O recado foi sobretudo para o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) e o presidente do IPA, Odacy Amorim, que estão em silêncio sobre o assunto. O Blog vai ouvir as lideranças citadas pelo secretário.