O prefeito de Petrolina, Simão Durando, se reuniu nesta quinta-feira (26) com o gerente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Anderson Nunes, e os representantes da empresa Castilho, Daniel Lima e Cláudio Neves, para discutir as etapas da duplicação da BR-407.
A intervenção contemplará desde a descida do Viaduto dos Barranqueiros, que dá acesso a ponte Presidente Dutra, seguindo até 2 km após a estátua do Burrinho. Além disso, será construído um viaduto passando sobre a rotatória da Gontijo, bem como será feita a requalificação da rotatória do Posto Asa Branca e a construção das vias marginais. A obra, no valor de R$ 122 milhões, terá uma extensão de 11,3 km.
Na reunião também foi discutida a conclusão das obras da BR-428. Até a metade do ano, será concluída a instalação das paradas de ônibus, pórticos e obras de drenagem no trecho do Loteamento Recife. A via recebeu duas novas faixas de circulação de veículos num trecho de 8 km, na entrada da cidade. Foram investidos R$ 54 milhões. A obra possibilitará mais mobilidade para Petrolina, contribuindo com o desenvolvimento da região e melhoria no acesso aos bairros que estão no entorno da BR-407.
E a iluminação da BR 428?
É uma grande obra, faltaria a duplicação da Avenida Transnordestina, bem como o trecho da Integração, da rotatória da Monsenhor até o Monumento da Integração, com a devida revitalização do trecho já duplicado, para fechar com chave de ouro. Se não for pedir muito, poderia sair a travessia em Juazeiro e a construção de uma nova ponte.
Só uma observação,pararam os serviços no centro de convenções,pois passo por lá parece que estar tudo para e se tá parado aonde foi parar os 5 milhões.
A Prefeitura tem que fazer a sua parte e instalar a iluminação em todo o trecho duplicado da BR 428, conforme sua contrapartida desse contrato. Tem sido periódicos os acidentes nesse trecho da obra por conta da escuridão. Todo o projeto da duplicação asfáltica e sinalização horizontal já estão concluídos, restando apenas detalhes de drenagem e obras civis de meio-fio e contrução de passeios. É preciso com urgência que o projeto de iluminação seja posto em execução o mais rápido possível, sob pena de vermos mais e mais acidentes, com prejuízos materiais, e principalmente com perdas de vidas humanas.
E Juazeiro nada recebe em duplicação?
Parabéns Petrolina com sua força e competência política, a cidade se tornando exemplo em Pernambuco em infraestrutura. Agora é perseguir a industrialização e modernização na economia buscando a diversificação dos setores produtivos.