Com as chuvas que caem desde a semana passada na região, muitas comunidades rurais ficaram sem energia elétrica por vários dias, a exemplo de Algodões, Brejo de Dentro, Brejo de Fora, e Piçarrão – todas no município de Sento Sé. O problema é que as chuvas não são o motivo principal do problema. Segundo o representante do Sindicato dos Eletricitários da Bahia (Sinergia), Gabriel Arcanjo, a falta de manutenção preventiva é a causa dos transtornos.
O sindicalista vai mais além e denuncia o sucateamento da Coelba, justificando que a Companhia não tem total responsabilidade pela situação. “Eu vejo vário projetos de expansão pleiteados pela Coelba engavetados pelo Grupo Neoenergia, que pega o lucro obtido aqui na região para construir usinas no sul e sudeste do país”, afirmou.
Arcanjo alerta que em breve a distribuição de energia em Juazeiro poderá entrar em colapso com a chegada de grandes empreendimentos na cidade. Segundo ele, a subestação inaugurada pela Coelba no final do ano passado já está utilizando 80% da sua capacidade. (De Rinaldo Lima/para o Blog)
Para quê energia se o trio eletrico tem gerador ?