Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) de Petrolina e Juazeiro, que englobam os estados de Pernambuco e Bahia, promovem a partir desta terça-feira (4) um seminário para preparação da pauta de reivindicações com vistas à 21ª Campanha Salarial dos Trabalhadores da Hortifruticultura Irrigada. O encontro prossegue até quinta-feira (6) no centro eventos da Pedra do Bode, em Petrolina.
O seminário conta com a participação dos representantes das federações e delegados sindicais dos dois estados, além dos trabalhadores da região.
Segundo a diretora de Política Salarial do STR Petrolina, Simone Paim, a expectativa é de que este ano seja mais propício para um ganho real dos trabalhadores. Durante a programação os participantes poderão relembrar todas as campanhas salariais dos últimos 20 anos, com a exposição de bandeiras e banners que contam a história dessas assembleias.
A programação é a seguinte:
4/11 – Terça-feira
17h – Credenciamento;
18h – Reunião dos STTRs;
19h – Abertura Política (Fetape, Fetag-BA, Contag, Centrais).
5/11 – Quarta-feira
8h – Grupos de trabalhos – Análise de conjuntura a partir do olhar dos trabalhadores, apresentação dos grupos;
10h – Painel: A conjuntura econômica do Vale do São Francisco – (Dieese) Debate;
12h30 – Almoço;
14h – Grupos de trabalhos: Construção da Pauta de Reivindicação 2015/2016 da Hortifruticultura, identificando as cláusulas estratégicas;
15h – Construção coletiva da Pauta de Reivindicação 2015/2016;
17h – Sistematização da Pauta de Reivindicação pela assessoria.
6/11 – Quinta-feira
Apresentação dos resultados desenvolvidos nos grupos e encerramento do evento. (foto/reprodução)