O ritual do ‘Sino da Esperança’, tocado por pacientes que realizaram tratamento contra o câncer, tocou mais uma vez para anunciar a vitória sobre a doença no Centro de Tratamento Integrado para o Câncer (Unihonco)/Unidade de Hematologia e Oncologia do Hospital Unimed de Juazeiro (HUJ).
Uma das primeiras pacientes a sonorizar sua gratidão, a professora aposentada Eva Alves da Silva, que concluiu uma etapa do tratamento contra um câncer de mama, revelou que foi muito emocionante compartilhar a alegria da conclusão do tratamento quimioterápico. “Tocar o sino ao lado dos familiares e da equipe do hospital é tão gratificante quanto saber que os outros pacientes também ouviram e vão persistir no tratamento“, ressaltou.
Instrumento que simboliza mudança de ciclo, o Sino da Esperança, segundo a enfermeira Lorena Marques, responsável pelo serviço, também ultrapassa o sentido sonoro com um surpreendente impacto terapêutico.
“Com uma equipe médica e multidisciplinar para o atendimento clínico e ambulatorial em oncologia, hematologia e cuidados de suporte, a Unihonco vem obtendo muitas vitórias no tratamento de pacientes de câncer“, evidenciou.
Diferenciais
Lorena Marques acrescentou ainda que o atendimento humanizado e personalizado é um dos principais diferenciais do ambulatório da Unihonco, dispondo de serviços como infusões de quimioterapia e imunobiológicos, dispensações dos quimioterápicos orais e salinização de CVTI. “O resultado mais gratificante é ver um paciente tocar o Sino da Esperança, coroando com êxito todo o processo do tratamento“, concluiu.